FGV aponta recuo da atividade econômica, em julho

Economia

Publicado em 17/09/2019 - 18:15 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Produto Interno Bruto brasileiro apresentou queda de 0,2% em julho, na comparação com junho, de acordo com o monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas.  No entanto, se for considerado o trimestre de maio a julho, o resultado foi positivo em 0,5%, frente aos três meses anteriores.

 

A comparação com 2018 também apresentou avanços de 0,8% na taxa apenas do mês de julho e de 1,3% considerando o resultado trimestral. Já o índice acumulado dos últimos 12 meses é positivo em 0,9%. A queda na economia registrada em julho é explicada principalmente pela resultado negativo de 1,3% da agropecuária e da indústria total, puxada principalmente pelos setores de eletricidade e transformação.

 

Por outro lado,  o crescimento na comparação anual se deve em grande parte ao setor de serviços, que apresentou resultado ainda melhor, de 1,8% . O monitor também compilou índices pela ótica da demanda e verificou que o consumo das famílias cresceu 2,5%, enquanto que o do governo caiu 0,3 e os investimentos recuaram 2,8%, na passagem de junho para julho.

 

A balança comercial, na mesma comparação, ficou com aumento de 1,4% nas importações e queda de 2,8 nas exportações .

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Instabilidade dos times leva a rodízio na liderança do Brasileiro

Márcio Guedes comenta sobre a vitória de 4 a 3 do Atlético-MG sobre o Atlético-GO, o que colocou o time na liderança do Campeonato Brasileiro nesta 11ª rodada. E destaca o desempenho de Keno, responsável por três dos gols do time

 

Baixar arquivo
Geral

Acesso ao Cristo por trilha no Parque da Tijuca passa a ser limitado

Vários visitantes vinham usando com mais frequência, em função da pandemia e por ser ao livre, a trilha Parque Lage-Corcovado, que dá acesso ao pé do monumento. Mas, a partir de agora, serão autorizadas apenas 25 pessoas por hora nos fins de semana.

 

Baixar arquivo
Geral

Federação Internacional de Judô cancela Grand Slam de Tóquio

Segundo as informações, as autoridades concordaram que, caso o evento levasse a infecções por coronavírus, poderia prejudicar a remarcação das Olimpíadas de Tóquio 2020 no próximo ano.

Baixar arquivo
Economia

Mercado financeiro reduz projeção de queda da economia para 5,05%

A previsão do mercado financeiro para a queda da economia brasileira este ano foi ajustada de 5,11% para 5,05%.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da USP desenvolvem lente fotográfica mais fina do mundo

Ela tem a espessura menor que a de um fio de cabelo. E foi concebida a partir de uma tecnologia inovadora que, a olho nu, beira o impossível. É o que os pesquisadores chamam de metalente.

 

Baixar arquivo
Geral

Após visita ao Pantanal, senadores pedem reunião com o governo

Os parlamentares integram a comissão externa encarregada de acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios na região. A comitiva percorreu grande parte do Pantanal pela rodovia Transpantaneira para ver a situação do bioma, que enfrenta um dos piores períodos de seca dos últimos 40 anos.

Baixar arquivo