Indicador da FGV que mede mercado de trabalho fica estável

FGV

Publicado em 09/09/2019 - 14:48 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Depois de duas altas consecutivas, o Indicador Antecedente de Emprego, medido pela Fundação Getulio Vargas, teve um crescimento de apenas 0,2 ponto de julho para agosto deste ano. De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira, a FGV considerou o resultado estatisticamente estável.

 

O indicador busca antecipar tendências do mercado de trabalho para os próximos meses e é medido com base em entrevistas com consumidores e com empresários dos serviços e da indústria.

 

Para o economista da Fundação Getulio Vargas, Rodolpho Tobler, esse resultado sugere que o caminho da recuperação do mercado de trabalho continuará em ritmo gradual.

 

“O indicador antecedente de emprego está muito elevado. O que foi percebido é que, depois de um período de correção das expectativas que deram no final do ano passado, nos últimos três meses ele vem avançando de maneira gradual. O resultado desse mês não chega a ser uma inversão de tendência, apenas uma acomodação, e que deve seguir assim”.

 

Já o Indicador Coincidente de Desemprego, que mede a avaliação dos consumidores sobre a situação atual do desemprego, também divulgado pela FGV nesta segunda-feira, cresceu 0,9 ponto, para 93,5 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Neste caso, o crescimento do indicador é negativo, porque significa que os consumidores consideram a situação de desemprego mais desfavorável.

 

Para Tobler, o consumidor ainda enxerga com cautela as melhoras no mercado de trabalho, o que mostra que a recuperação da taxa de desemprego deve continuar lenta.

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo