Indicadores da FGV sobre percepção do mercado de trabalho apresentam melhora

FGV

Publicado em 07/10/2019 - 18:36 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Os dois indicadores do mercado de trabalho medidos pela Fundação Getulio Vargas apresentaram melhora na passagem de agosto para setembro.


O Indicador Antecedente de Emprego, que busca antecipar tendências do mercado de trabalho, cresceu 0,3 ponto, chegando a 87,1.


O indicador tem uma escala que vai de zero a 200 pontos, e é calculado com base nas expectativas de consumidores e de empresários da indústria e dos serviços.


Esse número é próximo ao da média histórica iniciada em 2008, mas ainda está distante das melhores medições já feitas, de acordo com o economista da FGV, Rodolfo Tobler.

 

“Parece que os empresários e consumidores têm tido percepções um pouco melhores sobre o mercado de trabalho nos últimos meses, o que bate um pouco com alguns indicadores do terceiro trimestre que têm apontado para um nível de atividade um pouco melhor do que ocorreu no primeiro semestre do ano. A gente já tinha percebido isso também nos resultados do IBGE. Realmente tem ocorrido uma melhora nos indicadores do mercado de trabalho, mas também ele é muito puxado pelo lado informal, o número de desempregados muito elevado, o de desalentados muito alto, então isso tudo corrobora com o que temos visto, de que há perspectiva boa mas ainda uma recuperação muito tímida”.

 

já o Indicador Coincidente de Desemprego, calculado com base na opinião dos consumidores sobre a atual situação da falta de trabalho, caiu 0,6 ponto e passou para 92,9. Ele também varia em uma escala de zero a 200 pontos, mas quanto menor o nível, melhor o resultado.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo