Prévia da inflação de outubro registra 0,09%, menor resultado para o mês desde 1998

IPCA-15

Publicado em 22/10/2019 - 12:30 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Pelo terceiro mês consecutivo, os preços ficaram estáveis e a prévia da inflação em outubro registrou 0,09%. 

 

O resultado do Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA-15, foi o menor para um mês de outubro desde 1998, quando a taxa foi de 0,01%.

 

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (22) pelo IBGE. O IPCA- 15 acumula alta de 2,69% no ano e 2,72% nos últimos doze meses.

 

A principal influência na inflação foi o grupo de despesas saúde e cuidados pessoais, que teve a maior variação, 0,85%, entre os nove grupos pesquisados. Os itens de higiene pessoal e produtos farmacêuticos foram os que mais tiveram alta.

 

As despesas com Transportes também ficaram mais caras, passando de 0,09% para 0,35% sobretudo pelo aumento dos preços da gasolina, que havia apresentado ligeira queda em setembro e em outubro registrou alta de 0,76%.

 

Os preços do óleo diesel, etanol e gás veicular também subiram, o que levou o subgrupo combustíveis a uma alta de 0,77%.

 

A queda nos preços do grupo alimentação e bebidas, principalmente alimentação no domicílio, contribuiu para equilibrar o resultado.

 

A deflação foi de 0,25%, com destaque para a cebola, a batata inglesa e o tomate, que continuaram a trajetória de queda nos preços dos últimos meses, embora menos intensa. 

 

Os gastos com habitação também ficaram menores principalmente por conta da queda na tarifa de energia elétrica. Outro grupo com queda foi o de artigos para residência.

 

Entre as 11 regiões pesquisadas, apenas três apresentaram deflação, Fortaleza, Recife e Curitiba.

 

O  maior índice ficou com a região metropolitana de Belém, seguido por Goiânia, Salvador e Brasília.

 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo