Custo Brasil consome R$ 1,5 trilhão das empresas por ano; valor equivale a 22% do PIB

Ministério da Economia

Publicado em 28/11/2019 - 19:37 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Segundo estudo feito pelo Ministério da Economia, o Custo Brasil consome R$ 1,5 trilhão das empresas por ano. O valor equivale a 22% do PIB, o Produto Interno Bruno.

 

O cálculo do Custo Brasil leva em consideração gargalos de infraestrutura e entraves burocráticos e econômicos que dificultam os investimentos no país.


O levantamento foi realizado para o lançamento do Programa de Melhoria Contínua da Competitividade, do governo federal.


Segundo o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, o objetivo do programa é atuar diretamente nesses gargalos seguindo a filosofia liberal, com menos interferência do governo.


Segundo o secretário, o objetivo é reduzir o tamanho do Estado e o volume de impostos, saindo da atual carga tributária, de cerca de 35% do PIB, para cerca de 22%.


O anúncio do programa foi feito durante o evento Doing Business, organizado pela Fecomércio, em São Paulo.


O Doing Business, que em inglês significa algo como fazendo negócios, é um ranking que classifica as melhores economias para fechar negócios.


Nesse ranking são avaliados 190 países, e o Brasil ocupa a posição 124. O secretário lembrou que a meta é chegar a 50º lugar até o fim do governo, em 2022. A meta foi promessa do presidente Jair Bolsonaro.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Amapá decreta calamidade pública após salinização do rio Amazonas

Com o decreto, o governo local mobiliza todos os órgãos estaduais para atuarem sob o comando da Defesa Civil na região do Distrito do Bailique. O prazo do estado de calamidade pública é de 180 dias. Estima-se que cerca de 14 mil pessoas de 65 comunidades do arquipélago sejam afetadas pela salinização das águas e erosão das margens do Rio Amazonas.

Baixar arquivo
Segurança

TJRJ inaugura primeiro centro de atenção e apoio às vítimas de crimes

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro inaugurou nesta sexta-feira o primeiro Centro Especializado de Atenção e Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais do país.

Saúde

Prevent Senior assina acordo de conduta com Ministério Público de SP

O Plano de Saúde deverá suspender o uso de medicamentos ineficazes do chamado kit covid, vai ter que publicar em jornais e portais da internet que nunca fez qualquer pesquisa científica para comprovar a eficácia desses medicamentos e está proibido de alterar o código de diagnóstico de covid de pacientes que morreram em decorrência de problemas provocados pela doença.

Baixar arquivo
Economia

Preço da carne no atacado cai, mas valor no varejo ainda continua alto

É que apesar das vendas estarem suspensas para a China, os produtores brasileiros tem guardado as carnes armazenadas em frigoríficos a espera de uma solução para o impasse. Ou seja, não aumentou a oferta do produto no mercado interno.

Baixar arquivo
Economia

Ministros das Comunicações dos Brics querem economia digital inclusiva

Os ministros das Comunicações dos cinco países do Brics assinaram uma declaração conjunta de cooperação internacional para estruturar uma economia digital inclusiva.

Baixar arquivo
Geral

Tanqueiros encerram greve em MG, SP e RJ

A paralisação dos tanqueiros, transportadores de combustíveis e derivados de petróleo, iniciada nessa quinta-feira (21) e encerrada hoje, afetou a distribuição de combustíveis em três estados: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo