Festas de fim de ano vão injetar R$ 60 bilhões na economia

Natal e Ano Novo

Publicado em 13/11/2019 - 20:40 Por Nelson Lin - São Paulo

As vendas de natal devem injetar R$ 60 bilhões na economia no setor de comércio e de servicos. A estimativa é da pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e divulgada nesta quarta-feira (13).

 

Para se ter uma ideia da importância da data para o comércio, a cifra é próxima às vendas somadas dos Dias dos Pais, do Dia das Mães, dos Namorado e das Crianças.

 

No centro de comércio popular na Lapa, zona Oeste de São Paulo, a vendedora online Daniele Araujo dos Santos, disse que além de presentear a família, pretende entregar lembrancinhas para ao menos 10 outras pessoas nesse natal.

 

Por sua vez a recepcionista Gleicyane Domingues Araújo falou que pretende presentear quatro pessoas nas festas de fim de ano.

 

Mas a dona de casa Janete Uffo, falou que não pretende comprar presentes este ano, para pagar as contas de janeiro.

 

De acordo com a pesquisa do Confederação e do SPC, Janete faz parte dos 7% que não pretendem fazer compras no fim deste ano. Por outro lado, 77% dos consumidores falaram que pretendem presentear alguém neste fim de ano. Para Marcela Kawauti, economista chefe do SPC a previsão das vendas deste fim de ano indica estabilidade leve viés positivo com relação aos dados do ano passado.

 

Para quem pretende comprar presentes a recomendação da economista é pesquisar muito antes de fazer as compras e pagar à vista sempre que for possível para não comprometer as contas e despesas obrigatórias do início de 2020.

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo