Inflação das famílias de baixa renda recua em outubro, mas acumula alta de 3,07% no ano

FGV

Publicado em 06/11/2019 - 11:59 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A inflação para as famílias que ganham até 2,5 salários mínimos por mês continuou em queda em outubro.

 

A taxa foi de – 0,12%. Em setembro, a variação foi de - 0,09%. Os dados do Índice de Preços ao Consumidor Classe 1, divulgados nesta quarta-feira (5) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mostram, ainda, que o indicador acumula alta de 3,07% no ano e 3,14% nos últimos 12 meses, acima das taxas registradas pelo IPC Brasil, que mede a inflação para todas as faixas de renda, de 2,82% no ano e de 2,93% nos últimos 12 meses.

 

Em outubro, quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram taxas negativas, influenciando no recuo da inflação para as famílias de baixa renda, que gastaram menos com habitação, Comunicação, Educação, Leitura e Recreação; e Saúde e Cuidados Pessoais. Os destaques foram as quedas nas tarifas de energia elétrica e de telefone móvel, e nos preços de material escolar e de aparelhos médico-odontológicos.

 

Em sentido contrário, os grupos Alimentação, Despesas Diversas, Transportes e Vestuário registram alta em suas taxas de variação. Os destaques foram os itens hortaliças e legumes, alimentos para animais domésticos, gasolina e calçados.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo