Autoridades brasileiras e americanas conversam nos EUA sobre anúncio de Trump

Taxação

Publicado em 02/12/2019 - 21:33 Por Victor Ribeiro - Brasília

A segunda-feira foi de articulação em Brasília, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que voltaria a taxar o aço e o alumínio do Brasil e da Argentina.


No fim da manhã, o ministro da Economia, Paulo Guedes, se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. À tarde, Guedes foi duas vezes até o Palácio do Planalto, encontrar o presidente Jair Bolsonaro. Nenhum deles falou com a imprensa.


Coube ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a tarefa de comentar como o governo recebeu a notícia da taxação.

 

Em nota, o governo informou que vai trabalhar para defender o interesse comercial brasileiro e assegurar a fluidez do comércio com os Estados Unidos. O objetivo é ampliar o intercâmbio comercial e aprofundar o relacionamento bilateral, em benefício dos dois países.


De acordo com Ernesto Araújo, por enquanto o presidente Jair Bolsonaro não deve entrar em contato direto com o presidente dos Estados Unidos Donald Trump. O ministro informou que, mesmo assim, autoridades brasileiras e americanas estão em contato na capital dos Estados Unidos.

 

As declarações do ministro Ernesto Araújo ocorreram no Palácio do Planalto, logo depois da apresentação da campanha publicitária do programa Pátria Voluntária, lançado em junho. A cerimônia também celebrou o Dia Internacional do Voluntário, comemorado em 5 de dezembro.

Últimas notícias
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 0,6% em outubro, diz IBGE

 Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7%. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixar arquivo
Esportes

Em 2000, Gustavo Kuerten chegava ao topo do ranking mundial de tênis

Neste dia, há 21 anos, Gustavo Kuerten vencia a final do Masters de Lisboa, em Portugal, contra um dos favoritos, o norte-americano Andre Agassi. A vitória fez de Guga o primeiro sul-americano a terminar uma temporada como o número 1 do mundo.

Baixar arquivo
Cultura

Merval Pereira é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras

O jornalista e escritor de 72 anos, que se tornou acadêmico em 2011, vai presidir a ABL no ano de 2022. Recentemente, a Academia adicionou quatro integrantes: Fernanda Montenegro, Gilberto Gil, Paulo Niemeyer Filho e José Paulo Cavalcanti.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa do IBGE evidencia agravamento da desigualdade social

A crise sanitária provocada pelo coronavírus em todo o mundo tem mostrado o agravamento da disparidade pelas diferenças sociais, refletindo também na economia dos países.

Baixar arquivo