Inflação medida pela FGV cai na terceira semana de fevereiro

Economia

Publicado em 27/02/2020 - 15:20 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A inflação medida pelo IPC-S, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal, variou 0,17% na terceira semana de fevereiro, bem abaixo da taxa de 0,36% registrada na semana anterior. Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas, nesta apuração, sete das oito classes de despesa que compõem o índice registraram queda em suas taxas de variação.

 

A maior contribuição partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação, que passou de 1,63% para 0,69%. O recuo foi influenciado pela forte queda nos preços das passagens aéreas, de 4,42% para -0,88%.

 

Os outros grupos que apresentaram taxas menores na terceira semana de fevereiro foram Transportes, Habitação, Despesas Diversas, Alimentação, Saúde e Cuidados Pessoais e Comunicação.

 

As principais influências vieram dos itens gasolina, tarifa de eletricidade residencial, serviços bancários, hortaliças e legumes, artigos de higiene e cuidado pessoal e mensalidade para tv por assinatura.

 

Apenas o grupo Vestuário apresentou avanço em sua taxa de variação, ao passar de -017% para 0,22%, A alta foi influenciada pelo aumento nos preços das roupas, de -0,26% para 0,19%.

 

De acordo com a Fundação Getulio Vargas, a inflação na terceira semana de fevereiro caiu em todas as capitais pesquisadas: Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo