PIB brasileiro cresce 1,2% em 2019, diz FGV

FGV

Publicado em 18/02/2020 - 16:25 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Produto Interno Bruto brasileiro cresceu 1,2% em 2019, de acordo com o Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas. Isso quer dizer que a soma de todos os bens e serviços produzidos no país alcançou a cifra de aproximadamente R$ 7,217 trilhões.


Mas, apesar de crescer pelo terceiro ano consecutivo, os resultados ainda não foram suficientemente expressivos para retornarem ao patamar anterior à crise, e ainda está abaixo dos valores obtidos em 2013 e 2014.


Para os pesquisadores da FGV, isso mostra que a recuperação econômica ainda ocorre em ritmo lento.


Sob a ótica da demanda, o crescimento decorre do aumento em 2,7% nos investimentos, mas que ainda está abaixo dos resultados obtidos entre 2010 e 2015; e principalmente graças ao avanço de 1,8% no consumo das famílias, que já mostra uma retomada mais robusta, com o resultado inferior apenas ao ano de 2014.


Já sob a ótica da produção, todos os três grandes setores cresceram: a indústria, com avanço de 1,5%; os serviços, com 1,3%; e a agropecuária, com resultado positivo mais modesto, de 0,5%.


O monitor mostra ainda que a balança comercial teve de 2,2% nas exportações, refletindo o recuo de quase todos os seus componentes, com destaque para os bens de capital, que caíram 21%, e os bens de consumo durável, com retração de mais de 18%.


Por outro lado, as importações cresceram 1,4%, puxadas pela compra de bem intermediários e de produtos agropecuários.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo