PIB brasileiro cresce 1,2% em 2019, diz FGV

FGV

Publicado em 18/02/2020 - 16:25 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Produto Interno Bruto brasileiro cresceu 1,2% em 2019, de acordo com o Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas. Isso quer dizer que a soma de todos os bens e serviços produzidos no país alcançou a cifra de aproximadamente R$ 7,217 trilhões.


Mas, apesar de crescer pelo terceiro ano consecutivo, os resultados ainda não foram suficientemente expressivos para retornarem ao patamar anterior à crise, e ainda está abaixo dos valores obtidos em 2013 e 2014.


Para os pesquisadores da FGV, isso mostra que a recuperação econômica ainda ocorre em ritmo lento.


Sob a ótica da demanda, o crescimento decorre do aumento em 2,7% nos investimentos, mas que ainda está abaixo dos resultados obtidos entre 2010 e 2015; e principalmente graças ao avanço de 1,8% no consumo das famílias, que já mostra uma retomada mais robusta, com o resultado inferior apenas ao ano de 2014.


Já sob a ótica da produção, todos os três grandes setores cresceram: a indústria, com avanço de 1,5%; os serviços, com 1,3%; e a agropecuária, com resultado positivo mais modesto, de 0,5%.


O monitor mostra ainda que a balança comercial teve de 2,2% nas exportações, refletindo o recuo de quase todos os seus componentes, com destaque para os bens de capital, que caíram 21%, e os bens de consumo durável, com retração de mais de 18%.


Por outro lado, as importações cresceram 1,4%, puxadas pela compra de bem intermediários e de produtos agropecuários.

Últimas notícias
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo