Empregadores têm responsabilidade frente à pandemia, diz Federação das Trabalhadoras Domésticas

Trabalhadoras Domésticas

Publicado em 23/03/2020 - 09:16 Por Gésio Passos - Brasília

Com as restrições de locomoção devido à pandemia de coronavírus, muitas pessoas estão dispensando o trabalho de empregadas domésticas e faxineiras.

 

A crise vem preocupando as trabalhadoras e também quem contrata os serviços.

 

Rejiane Cunha Lima é diarista, não tem carteira assinada, e até agora os seus patrões estão mantendo o pagamento das faxinas, mesmo sem utilizar os servicos..

 

Emilio Evaristo é servidor público e está trabalhando de casa. Ele dispensou a empregada e acha importante manter a solidariedade neste momento.

 

Emanuele Bezerra é fisioterapeuta, dispensou a empregada e vem tentando manter os pagamentos da contratada.

 

Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas afirmam que os empregadores tem responsabilidade frente a pandemia.

 

A entidade orienta que as trabalhadoras domésticas devem ser dispensadas até passar o período com risco de contaminação.

 

Se isso não for possível, é necessário que o empregador forneça Equipamento de Proteção Individual (EPI) para evitar os riscos de transmissão do vírus, como luvas, máscaras e álcool em gel.

 

A Federação também recomenda que as domésticas sejam remuneradas pelos dias que ficaram sem trabalhar referentes ao período de quarentena. Inclusive as diaristas, pois elas tambem  dependem do dinheiro que ganham para se manter.

Últimas notícias
Geral

Justiça do Rio aceita denúncia contra acusados de matar perito

Eles vão responder pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Baixar arquivo
Cultura

Pedra fundamental do Royal Albert Hall foi lançada há 155 anos

Embaixo da pedra fundamental, foi colocada uma “cápsula do tempo” com uma mensagem do primeiro-ministro e moedas de prata e ouro. O marco inaugural pode ser encontrado atualmente no auditório principal, no bloco K, fila 11, assento 87.

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade é destaque do Troféu Brasil de ginástica artística

Rebeca já se classificou para as finais das barras assimétricas na competição que está acontecendo em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em comemoração aos 250 anos da cidade

Baixar arquivo
Cultura

Museu da Língua Portuguesa em SP tem programação especial nesta semana

Localizado em prédio histórico da Estação da Luz, no Centro de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa tem uma grande diferença em relação aos museus tradicionais: o acervo.

Baixar arquivo
Esportes

Há 15 anos, Romário balançava as redes pela milésima vez

O atacante, hoje senador da República pelo Rio de Janeiro, tinha então 41 anos de idade ao alcançar a mesma marca do Rei Pelé.

Baixar arquivo
Saúde

23 anos da venda de genéricos: saiba o que mudou nesse período

A iniciativa revolucionou o comércio de remédios, favoreceu o acesso a preços mais baixos, mas sem perder a qualidade, segurança e a eficácia dos produtos.

Baixar arquivo