Na declaração do IR, CPF dos dependentes deve ser informado, até dos bebês

IRPF 2020

Publicado em 05/03/2020 - 17:36 Por Lana Cristina - Brasília

Recém-nascido com CPF? Sim. Se você, amiga contribuinte, teve um bebê no finalzinho de 2019 e vai incluir essa fofura como dependente este ano, saiba então que terá que informar o CPF dela.

 

Se é o papai que está nos escutando e está dentro das regras que o obriga a preencher a declaração, e, além disso, o bebê vai ser declarado como seu dependente, o recado está dado também. O CPF deverá ser informado.

 

Aliás, as certidões de nascimento mais recentes já vêm com o número do Cadastro da Pessoa Física. Ou pelo menos deveriam trazer essa informação, que é obrigatória desde 2017.

 

Desde o ano passado, o CPF dos dependentes, de qualquer idade, é obrigatório na declaração do Imposto de Renda. A Receita Federal usa essa informação para cruzar os dados. Pai e mãe não podem declarar o mesmo dependente e, se isso ocorrer, os dois podem cair na malha fina.

 

Então, se você quer deduzir as primeiras despesas com saúde que teve com seu rebento na declaração deste ano, e, por um acaso, onde você registrou o bebê não fez a inclusão no Cadastro da Pessoa Física na certidão de nascimento, providencie isso logo. O CPF pode ser emitido nas agências dos Correios, da Caixa e do Banco do Brasil.

 

A regra de abater despesas de saúde e educação vale para todos os filhos, e também enteados, até 21 anos de idade. Se forem universitários ou estiverem cursando escola técnica também podem ser declarados como dependentes até os 24 anos.

 

Bom, então já sabe, não deixe pra última hora. Como o prazo para entregar a declaração do IR 2020 vai até 30 de abril, verifique logo se seu filho, filha ou enteado e enteada tem CPF. Se não, dê um jeito de emitir logo o documento. Aliás, ele será pedido, a partir de agora, em várias situações, como, por exemplo, na hora de matricular na escola, emitir o passaporte.

 

 

Simplificando o Imposto de Renda: programete produzido e veiculado pela Radioagência Nacional e a Rede Nacional de Rádio, de segunda a sexta, durante o período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo