Na declaração do IR, CPF dos dependentes deve ser informado, até dos bebês

IRPF 2020

Publicado em 05/03/2020 - 17:36 Por Lana Cristina - Brasília

Recém-nascido com CPF? Sim. Se você, amiga contribuinte, teve um bebê no finalzinho de 2019 e vai incluir essa fofura como dependente este ano, saiba então que terá que informar o CPF dela.

 

Se é o papai que está nos escutando e está dentro das regras que o obriga a preencher a declaração, e, além disso, o bebê vai ser declarado como seu dependente, o recado está dado também. O CPF deverá ser informado.

 

Aliás, as certidões de nascimento mais recentes já vêm com o número do Cadastro da Pessoa Física. Ou pelo menos deveriam trazer essa informação, que é obrigatória desde 2017.

 

Desde o ano passado, o CPF dos dependentes, de qualquer idade, é obrigatório na declaração do Imposto de Renda. A Receita Federal usa essa informação para cruzar os dados. Pai e mãe não podem declarar o mesmo dependente e, se isso ocorrer, os dois podem cair na malha fina.

 

Então, se você quer deduzir as primeiras despesas com saúde que teve com seu rebento na declaração deste ano, e, por um acaso, onde você registrou o bebê não fez a inclusão no Cadastro da Pessoa Física na certidão de nascimento, providencie isso logo. O CPF pode ser emitido nas agências dos Correios, da Caixa e do Banco do Brasil.

 

A regra de abater despesas de saúde e educação vale para todos os filhos, e também enteados, até 21 anos de idade. Se forem universitários ou estiverem cursando escola técnica também podem ser declarados como dependentes até os 24 anos.

 

Bom, então já sabe, não deixe pra última hora. Como o prazo para entregar a declaração do IR 2020 vai até 30 de abril, verifique logo se seu filho, filha ou enteado e enteada tem CPF. Se não, dê um jeito de emitir logo o documento. Aliás, ele será pedido, a partir de agora, em várias situações, como, por exemplo, na hora de matricular na escola, emitir o passaporte.

 

 

Simplificando o Imposto de Renda: programete produzido e veiculado pela Radioagência Nacional e a Rede Nacional de Rádio, de segunda a sexta, durante o período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo