Nova portaria mantém restaurantes e oficinas em rodovias durante Covid-19

Covid-19

Publicado em 27/03/2020 - 12:02 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Restaurantes e oficinas em rodovias foram incluídos, pelo governo, como atividades essenciais para manter o abastecimento de alimentos durante a pandemia do coronavírus.


São considerados serviços essenciais à sociedade toda a cadeia produtiva de alimentos e bebidas. Em portaria publicada nesta sexta-feira (27), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento listou as atividades que devem continuar funcionando para assegurar o abastecimento e a segurança alimentar da população enquanto durar a pandemia de Covid-19.

 

Além de considerar essenciais serviços como transporte de carga, produção, distribuição e comercialização de combustíveis, alimentos, bebidas e insumos agropecuários, a portaria publicada no Diário Oficial também inclui restaurantes, lojas de conveniência e locais para pouso e higiene com infraestrutura mínima para os trabalhadores do transporte de cargas.

 

Isto porque rotas de caminhoneiros ficaram sem locais para alimentação com a suspensão do comércio em vários estados do país. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que foi preciso ajustar todos os decretos estaduais e municipais para manter aberto o comércio na beira da estrada.

 

Alguns estados já haviam se antecipado. No Maranhão, um decreto permitia o funcionamento de restaurantes, oficinas e borracharias nas rotas de caminhoneiros.

 

Na portaria publicada nesta sexta-feira (27), ainda entram como essenciais para a cadeira produtiva de alimentos os serviços de prevenção e controle de pragas e de doenças dos animais; a inspeção sanitária de alimentos; estabelecimentos de máquinas e equipamentos agrícolas; e também de materiais de construção.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Novo plano quer reduzir pela metade o número de mortes no trânsito

O Brasil quer reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2028 e salvar 86 mil vidas. Essa meta está no novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, o Pnatrans.

Baixar arquivo
Educação

Servidores do AM não podem ter ganho salarial com cursos sem validação

STF declarou inconstitucional uma lei do Estado do Amazonas, de 2015, que permitia o uso de diplomas de pós-graduação de universidades de países do Mercosul e de Portugal para concessão de benefícios salariais aos servidores públicos estaduais.

Baixar arquivo
Política

Vetado projeto que previa ações emergenciais à agricultura familiar

No fim do prazo para sancionar o projeto de lei aprovado no Congresso Nacional, o Presidente Jair Bolsonaro vetou, totalmente, a medida que previa ações emergenciais de amparo à agricultura familiar, devido aos impactos econômicos da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

Círio de Nazaré 2021: entenda a importância da corda para os devotos

Evento religioso deste ano em Belém, no Pará, anda haverá limitações por conta da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Renda habitual de trabalhador tem queda de 6,6%, diz Ipea

Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que houve queda de 6,6% na renda habitual e aumento de 0,9% na renda efetiva do trabalhador brasileiro no segundo trimestre de 2021.

Baixar arquivo
Saúde

Rio começa a distribuição 495 mil doses de vacina contra covid-19

 São 325.260 doses da Pfizer para primeira e segunda aplicação e 170 mil da Oxford/AstraZeneca para aplicação da segunda dose.

Baixar arquivo