Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas - CNDL - e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, SPC Brasil, revela que mais da metade dos brasileiros, 52,1% não tem o hábito de poupar.
Dos 34% que costumam fazer reserva financeira, 62 por cento depositam na caderneta de poupança e outros 27 ainda preferem guardar o dinheiro em casa.
A principal justificativa apontada por aqueles que mantêm a reserva financeira na residência foi a possibilidade de utilizar o dinheiro a qualquer momento, evitar o pagamento de taxas, e por achar mais seguro estar com o dinheiro em mãos.
11% deles declaram ter receio de que aconteça um novo confisco da poupança, como o que aconteceu no início do governo Collor, em 1990.
A pesquisa foi realizada em 12 capitais, das cinco regiões brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Manaus e Belém.
A amostra, de 800 casos, foi composta por pessoas com idade acima de 18 anos, ambos os sexos e de todas as classes sociais.





