Primeira parcela do décimo terceiro de aposentados e pensionistas será antecipada para abril

Décimo terceiro

Publicado em 13/03/2020 - 09:34 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

O décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas do INSS será antecipado para abril. É aquela parcela de 50% do décimo terceiro que, normalmente, aposentados e pensionistas recebem em setembro.

 

Outra medida anunciada pelo grupo de monitoramento dos impactos econômicos da pandemia de coronavírus, grupo criado pelo Ministério da Economia, é a suspensão por 120 dias da realização da prova de vida dos beneficiários do INSS. 

 

 

O grupo de monitoramento também anunciou que vai propor ao Conselho Nacional da Previdência Social a redução do teto dos juros dos empréstimos consignados em favor dos beneficiários do INSS e também a ampliação do prazo máximo das operações. Essa será uma proposta que deverá ser encaminhada ao Congresso e pode ser ampliada. Hoje, o beneficiário pode comprometer com empréstimos até 30% de seu salário.

 

Está também em estudo a possibilidade de liberar novos saques imediatos do FGTS. São aqueles saques de até 998 reais que começaram a ser liberados 2019 e terminam agora dia 31.

 

Da área da saúde ficou decidido que o grupo, junto com o Ministério da Saúde, vai definir a lista de produtos médicos e hospitalares importados que vão te preferência tarifária. Isso para garantir o abastecimento das unidades de saúde do país. Também serão tomadas medidas para priorizar o desembaraço aduaneiro de produtos médicos-hospitalares.

 

Já no âmbito da gestão pública, o governo deve publicar uma Instrução Normativa com recomendações relacionadas ao funcionamento do serviço público federal durante esse período de avanço das infecções pelo novo coronavírus, como por exemplo, o teletrabalho.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo