Abril registra recorde histórico no endividamento das famílias

CNC

Publicado em 14/04/2020 - 12:56 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O número de famílias com dívidas bateu novo recorde neste mês de abril, alcançando 66,6%, o maior índice desde o início da realização da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, em janeiro de 2010.

 

O resultado representa uma alta de 0,4 ponto percentual em relação ao patamar de 66,2%, registrado em março, e de 3,9% na comparação com abril do ano passado, quando a parcela de famílias endividas ficou em 62,7.

 

A Confederação Nacional do Comércio, responsável pela pesquisa, acredita que isso esta relacionado com as consequências econômicas da pandemia de coronavírus, já que os dados foram coletados entre os dias 20 de março e 5 de abril.

 

Os especialistas da CNC consideram ainda que a alta no endividamento reflete as medidas de estímulo ao crédito, uma saída para manter algum poder de compra dos consumidores, com a queda expressiva da renda.

 

Ainda de acordo com a entidade, a diminuição dos juros e da inflação também têm incentivado esse endividamento. A situação é mais complicada para as famílias de menor renda. Entre aquelas que recebem até 10 salários mínimos, o percentual endividamento cresceu de 67,1% em março para 67,5% em abril.

 

Já no grupo com renda acima de 10 salários mínimos, o endividamento aumentou mas de 62,1% para 62,3. Ao menos a quantidade de brasileiros com dívidas ou contas em atraso ficou estável em abril, após dois meses consecutivos de alta, com 25,3%.

 

Além disso, o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso caiu ente mês, para 9,9%. O cartão de crédito continua sendo a principal modalidade de endividamento, apontada por 77,6% das família. Em seguida vem os carnês de loja com 17,5% e o financiamento de veículos com 10,2.

Últimas notícias
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo