Confiança do consumidor registra em abril menor nível dos últimos 15 anos

Com pandemia

Publicado em 27/04/2020 - 18:27 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O Índice de Confiança do Consumidor atingiu neste mês de abril o menor nível dos últimos 15 anos. De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a queda em abril foi de 22 pontos, e o índice ficou com 58,2 pontos, o menor já registrado desde o início da série histórica da pesquisa, em setembro de 2005.

 

A economista e coordenadora das Sondagens, da Fundação Getulio Vargas, Viviane Seda Bittencourt, avalia que as medidas de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus fizeram os consumidores perceberem a piora da situação econômica do país e o quanto isso afeta suas condições financeiras neste momento.

 

Viviane enfatiza que o pessimismo em relação aos próximos meses é semelhante entre as diversas classes de renda e isso faz com que todos coloquem o pé no freio em relação ao consumo, mantendo apenas os gastos com bens e serviços essenciais para a família.

 

Em abril, tanto as avaliações sobre o presente quanto as expectativas em relação aos próximos meses se deterioraram. O Índice de Situação Atual, que avalia o momento presente,  caiu 10,5 pontos, para 65,6 pontos, o menor nível desde dezembro de 2016, quando ficou em 64,8 pontos. Já o Índice de Expectativas, que mede a confiança no momento futuro, despencou 28,9 pontos para 55,0 pontos, o menor valor da série histórica.

 

Ainda segundo a pesquisa da FGV, o indicador que mede a intenção de compras de bens duráveis nos próximos meses foi o que mais contribuiu para a queda da confiança ao cair para 21,1 pontos, o menor patamar desde 2005. O indicador que mede o grau de otimismo com relação às finanças da família recuou para 62,8 pontos em abril, o menor nível histórico da série.

 

Houve perda de confiança para consumidores em todas as classes de renda, principalmente para famílias que vivem com até R$ 2,1 mil por mês.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo