FGV aponta crescimento de 0,2% no PIB em fevereiro

Economia

Publicado em 15/04/2020 - 16:10 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,2% em fevereiro deste ano, na comparação com janeiro, e 0,8% na comparação com fevereiro do ano passado. No trimestre terminado em fevereiro, na comparação com o trimestre encerrado em novembro de 2019, a alta também foi de 0,2%. Os dados são do Monitor do PIB, divulgado nesta quarta-feira (15) pela Fundação Getulio Vargas.

 

Entre os três grandes setores da economia, foram observadas altas de 0,3% nos serviços e de 0,2% na agropecuária. A indústria, por sua vez, teve queda de 0,1%.

 

O economista Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB da FGV, enfatiza que a pandemia da Covid-19 vai marcar uma forte desaceleração econômica este ano, e lembra que os resultados até fevereiro já mostravam que a retomada caminhava lentamente, mesmo com o crescimento do consumo estimulado por medidas adotadas pelo governo, como a liberação do FGTS.

 

Segundo ele, o crescimento da economia em fevereiro continuou baseado, principalmente, no consumo das famílias, com destaque para o consumo de serviços. O investimento voltou a cair no mês e a taxa ficou bem abaixo da média da série histórica desde 2000.

 

A partir desta edição, o Monitor do PIB analisa os impactos da Covid-19 nas atividades de saúde pública e privada. Juntas, essas duas atividades representaram 4,3% do Produto Interno Bruto em 2017. Em fevereiro deste ano, a atividade de saúde pública caiu 0,6%, na comparação com o ano passado. Já o custo de saúde privada cresceu 0,9%, na mesma base de comparação.

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo