Senado aprova crédito para micro e pequenas empresas

Pandemia

Publicado em 24/04/2020 - 13:47 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O Senado Federal aprovou, nesta sexta-feira (24), por unanimidade, o projeto de lei que cria um programa de crédito para as micro e pequenas empresas conseguirem sobreviver a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Serão disponibilizados quase R$16 bilhões em empréstimos. Já aprovado pela Câmara, o texto agora vai a sanção presidencial.

 

As micro e pequenas empresas podem solicitar crédito no valor de até 30% da receita bruta da empresa em 2019. Segundo a relatora da matéria, a senadora Kátia Abreu, do PDT do Tocantins, o valor limite para o empréstimo foi reduzido de 50 para 30% do faturamento total do ano passado.

 

Os bancos farão os empréstimos com dinheiro próprio, mas a União vai oferecer uma garantia de até 85% do valor emprestado. A taxa de juros cobrada será a taxa Selic mais 1,25% ao ano. Nos valores atuais, a taxa de juros fica a 5% ao ano. Haverá um prazo de 36 meses para quitar o empréstimo e seis meses de carência.

 

Se acessarem o crédito, as empresas devem se comprometer a manter o mesmo número de empregados por até 60 dias após o recebimento da última parcela. Poderão ter acesso ao crédito empresas com receita anual de até R$4,8 milhões.

Últimas notícias
Saúde

Assembleia Mundial da Saúde termina neste sábado

Durante essa semana, as delegações dos países membros da Organização Mundial da Saúde discutiram estratégias globais sobre segurança alimentar, saúde bucal e pesquisa e inovação em tuberculose.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

São Paulo recebe o 4º Festival Sesi de Robótica

O evento ocupa o pavilhão da bienal no Parque Ibirapuera e reúne estudantes de todo o país que encontraram soluções inovadoras para problemas do cotidiano.

Baixar arquivo
Cultura

São Paulo: Virada Cultural traz shows em todas as regiões da cidade

A Virada Cultural volta ao formato presencial neste sábado e domingo, na capital paulista. Depois de uma pausa de dois anos em função da pandemia, a expectativa é que as mais de 300 atrações culturais e shows atraiam cerca de dois milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Em junho a bandeira tarifária da conta de luz vai continuar verde

A adoção da bandeira verde significa que não haverá cobrança de taxa extra adicional. A informação foi divulgada pela Aneel Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Cultura

O médico e escritor Paulo Niemeyer Filho é o mais novo imortal na ABL

O médico e escritor Paulo Niemeyer Filho, de 70 anos, toma posse nesta sexta-feira, na Academia Brasileira de Letras.

Baixar arquivo
Saúde

Queijo com probiótico da UFMG pode ajudar com doença no intestino

Os benefícios foram comprovados em experimentos com camundongos. Agora, os pesquisadores precisam de financiamento para realizar testes com humanos. Queijo tem potencial para melhorar qualidade de vida de pessoas que têm colite ulcerativa.

Baixar arquivo