Vendas do varejo cresceram 1,2% em fevereiro

Pesquisa do IBGE

Publicado em 07/04/2020 - 13:11 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

As vendas do comércio varejista cresceram 1,2% em fevereiro deste ano, na comparação com janeiro, mês em que houve queda de 1,4%. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE, o resultado de fevereiro é o melhor para o mês, desde fevereiro de 2014. Em relação a fevereiro do ano passado, a alta foi de 4,7%.

 

Assim no acumulado do primeiro bimestre de 2020 frente a igual período de 2019, houve avanço nas vendas do varejo em 3%. Para o IBGE, o bimestre positivo com relação ao ano passado é uma continuidade à trajetória de recuperação, e pode estar ligado à expansão do crédito e às quedas de taxas de juros que acontecem desde o segundo semestre do ano passado.

 

Dentre as oito atividades pesquisadas, cinco contribuíram para a alta, com destaque para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; móveis e eletrodomésticos; e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos.

 

Já livros, jornais, revistas e papelaria; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, e combustíveis e lubrificantes tiveram queda em comparação com janeiro. A pesquisa mostra que o comércio varejista em fevereiro teve resultado positivo em 21 das 27 unidades da federação. 

 

As taxas mais elevadas foram registradas em Tocantins, Amazonas e Minas Gerais. Amapá e Ceará foram os estados que tiveram as maiores quedas nas vendas do comércio varejista.

 

O IBGE destaca que o resultado de fevereiro não apresenta influência da pandemia do novo coronavírus pois ainda não havia um indicativo real de que a doença atingiria seriamente o país.

 

Para o instituto, a alta do dólar e a queda do petróleo contribuíram, mas o fator coronavírus só deve começar a ser sentido a partir de março.

Últimas notícias
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo