Após 70 dias, shoppings do DF reabrem sem praças de alimentação e cinemas

Após 70 dias fechados

Publicado em 27/05/2020 - 07:43 Por Dayana Vítor - Brasília

Após quase 70 dias fechados devido à pandemia da Covid-19, os shoppings do Distrito Federal reabrem nesta quarta-feira (27). Mas tudo dentro de uma nova realidade, com regras rígidas de higiene e afastamento social. As lojas precisam disponibilizar álcool em gel para todos e itens de proteção para os funcionários. Conscientizar sobre distanciamento social de dois metros entre as pessoas. Os estacionamentos vão receber apenas 50% dos carros.

 

Os empresários que fugirem dessas normas poderão ser multados e até serem obrigados a fechar novamente. É bom lembrar que o horário de funcionamento das lojas será reduzido: de 13h até as 21h. Não será possível fazer refeições porque as praças de alimentação vão continuar fechadas. Os cinemas também não vão abrir. Antes de entrar nos shoppings, haverá medição da temperatura dos clientes. Ninguém poderá estar sem máscara.

 

Apesar de todas as regras para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, os empresários acham que o movimento vai cair, o que pode provocar uma onda de demissões, segundo o presidente da Federação do Comércio do DF.

 

E não são apenas shoppings que já funcionam no DF. Grande parte do comércio de rua já reabriu nesta terça-feira, como lojas produtos naturais, suplementos, comércio atacadista, madeireiras, armarinhos, entre outras. Tudo no horário de costume. Mas é bom lembrar que nos últimos dias, a governo do DF já tinha autorizado a retomada de várias atividades. A população está dividida em relação a essa reabertura.

 

Para que todos cumpram as regras, 300 fiscais do DF Legal e da Vigilância Sanitária vão atuar nas proximidades dos comércios. Para ajudar nessa tarefa, o governo do DF prometeu colocar em funcionamento em até uma semana uma central para os consumidores denunciarem irregularidades.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”.

Baixar arquivo
Saúde

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo
Saúde

Câmara discute autorização do cultivo da maconha para uso medicinal

Agressão e bate-boca marcaram a discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que autoriza o cultivo da maconha para fins medicinais e a votação da medida foi adiada.

Baixar arquivo
Segurança

Golpe! Falsários enviam carta informando sobre supostas indenizações

Mais um golpe na praça. Tem gente se passando por representante do Ministério da Economia e enviando uma carta para contribuintes informando sobre supostas indenizações ou resgate de contribuições previdenciárias.

Baixar arquivo
Internacional

Consulado do Japão oferece 6 tipos de bolsas de estudo a brasileiros

As oportunidades são para cursos de graduação com duração de 5 anos; escola técnica com previsão de formação em 4 anos e cursos profissionalizantes com duração de 3 anos.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio vacina pessoas a partir de 41 anos com comorbidades

A partir desta semana, a Prefeitura do Rio de Janeiro passa a vacinar duas faixas etárias por dia contra a covid-19. A imunização será para quem tem 42 e 41anos e tem comorbidades. Profissionais de saúde também devem procurar os postos de vacinação de acordo com a idade.

Baixar arquivo