Após 70 dias, shoppings do DF reabrem sem praças de alimentação e cinemas
Após quase 70 dias fechados devido à pandemia da Covid-19, os shoppings do Distrito Federal reabrem nesta quarta-feira (27). Mas tudo dentro de uma nova realidade, com regras rígidas de higiene e afastamento social. As lojas precisam disponibilizar álcool em gel para todos e itens de proteção para os funcionários. Conscientizar sobre distanciamento social de dois metros entre as pessoas. Os estacionamentos vão receber apenas 50% dos carros.
Os empresários que fugirem dessas normas poderão ser multados e até serem obrigados a fechar novamente. É bom lembrar que o horário de funcionamento das lojas será reduzido: de 13h até as 21h. Não será possível fazer refeições porque as praças de alimentação vão continuar fechadas. Os cinemas também não vão abrir. Antes de entrar nos shoppings, haverá medição da temperatura dos clientes. Ninguém poderá estar sem máscara.
Apesar de todas as regras para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, os empresários acham que o movimento vai cair, o que pode provocar uma onda de demissões, segundo o presidente da Federação do Comércio do DF.
E não são apenas shoppings que já funcionam no DF. Grande parte do comércio de rua já reabriu nesta terça-feira, como lojas produtos naturais, suplementos, comércio atacadista, madeireiras, armarinhos, entre outras. Tudo no horário de costume. Mas é bom lembrar que nos últimos dias, a governo do DF já tinha autorizado a retomada de várias atividades. A população está dividida em relação a essa reabertura.
Para que todos cumpram as regras, 300 fiscais do DF Legal e da Vigilância Sanitária vão atuar nas proximidades dos comércios. Para ajudar nessa tarefa, o governo do DF prometeu colocar em funcionamento em até uma semana uma central para os consumidores denunciarem irregularidades.