Após 70 dias, shoppings do DF reabrem sem praças de alimentação e cinemas

Após 70 dias fechados

Publicado em 27/05/2020 - 07:43 Por Dayana Vítor - Brasília

Após quase 70 dias fechados devido à pandemia da Covid-19, os shoppings do Distrito Federal reabrem nesta quarta-feira (27). Mas tudo dentro de uma nova realidade, com regras rígidas de higiene e afastamento social. As lojas precisam disponibilizar álcool em gel para todos e itens de proteção para os funcionários. Conscientizar sobre distanciamento social de dois metros entre as pessoas. Os estacionamentos vão receber apenas 50% dos carros.

 

Os empresários que fugirem dessas normas poderão ser multados e até serem obrigados a fechar novamente. É bom lembrar que o horário de funcionamento das lojas será reduzido: de 13h até as 21h. Não será possível fazer refeições porque as praças de alimentação vão continuar fechadas. Os cinemas também não vão abrir. Antes de entrar nos shoppings, haverá medição da temperatura dos clientes. Ninguém poderá estar sem máscara.

 

Apesar de todas as regras para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, os empresários acham que o movimento vai cair, o que pode provocar uma onda de demissões, segundo o presidente da Federação do Comércio do DF.

 

E não são apenas shoppings que já funcionam no DF. Grande parte do comércio de rua já reabriu nesta terça-feira, como lojas produtos naturais, suplementos, comércio atacadista, madeireiras, armarinhos, entre outras. Tudo no horário de costume. Mas é bom lembrar que nos últimos dias, a governo do DF já tinha autorizado a retomada de várias atividades. A população está dividida em relação a essa reabertura.

 

Para que todos cumpram as regras, 300 fiscais do DF Legal e da Vigilância Sanitária vão atuar nas proximidades dos comércios. Para ajudar nessa tarefa, o governo do DF prometeu colocar em funcionamento em até uma semana uma central para os consumidores denunciarem irregularidades.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Cuiabá e Fluminense fecham rodada do Brasileirão nesta segunda

A rodada 21 do Brasileirão vai se completar, nesta segunda, às 20h, com Cuiabá x Fluminense. A partida irá acontecer, na Arena Pantanal.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro lança plataforma para controle de acidentes de trânsito

Com gráficos, mapas e tabelas dinâmicas, a plataforma ISPTrânsito possibilita a consulta de cidades e ruas com maior número de acidentes, por exemplo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Petrobras quer neutralidade nas emissões de gases de efeito estufa

A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira, sua ambição em atingir a neutralidade das emissões nas atividades sob seu controle, em prazo compatível com o estabelecido no Acordo de Paris.

Baixar arquivo
Geral

Apagão no RJ e MG não tem relação com a crise hídrica, diz ONS

A ocorrência afetou cerca de 60 cidades de Minas Gerais e 13 municípios do Rio. Operador Nacional do Sistema Elétrico informa que na noite do último sábado (18) houve um desligamento total da Subestação Rocha Leão, de propriedade de Furnas, devido à atuação da proteção diferencial de barras do setor.

Baixar arquivo
Economia

Renda do transporte urbano caiu R$16 bi entre março/2020 e junho/2021

O número de passageiros que usam o transporte coletivo urbano está em cerca de 60% dos níveis pré-pandemia, revelou levantamento Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos, a NTU.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: municípios com mais dependentes do SUS registraram menos mortes

A conclusão está na pesquisa “IVM - Índice de Vulnerabilidade Municipal de 2021-COVID19”, desenvolvida pelo Instituto Votorantim e pelo BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Baixar arquivo