Comunidades pesqueiras do Amapá enfrentam condições precárias devido à pandemia, revela estudo

Amapá

Publicado em 25/05/2020 - 13:08 Por Beatriz Albuquerque - Brasília

O estado do Amapá tem 17 mil pescadores que usam a atividade para o seu sustento e de sua família. Os produtos frutos da pesca abastecem os mercados interno e internacional.

 

Com a pandemia do novo coronavírus que resultou em isolamento social, fechamento de comércio e redução da atividade econômica, o setor pesqueiro do estado sofre muito as consequências. 

 

De acordo com um estudo da Universidade Estadual do Amapá, atualmente a pesca está praticamente paralisada devido à queda na demanda interna e na exportação, além das dificuldades logísticas para o transporte dos produtos até os mercados consumidores.

 

Houve também uma queda brusca no preço dos produtos comercializados. Essa redução dos valores chegou até a 80%, em espécies como bagre e uritinga.

 

Justamente porque a capacidade de armazenamento das empresas de beneficiamento de pescado, nos municípios de Oiapoque e Calçoene, principais pólos pesqueiros do estado, já atingiram o rendimento máximo, e a pesca teve que ser reduzida por falta de saída dos produtos.

 

Ainda de acordo com a pesquisa da universidade,  as comunidades pesqueiras estão enfrentando condições de vida precárias devido à queda brusca e inesperada da renda familiar dos pescadores. Apesar do auxílio emergencial oferecido às populações mais carentes, muitas famílias ainda não receberam o dinheiro ou tiveram seus pedidos negados.

 

Desde o início da pandemia, o governo do Amapá adotou medidas para conter o avanço do novo coronavírus, como decretação do estado de emergência, instituição de um centro de operações de emergência, além das medidas de isolamento social e restrição das atividades comerciais.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo