Conheça o dia a dia dos trabalhadores de serviços essenciais durante a pandemia

Serviços essenciais

Publicado em 02/05/2020 - 10:00 Por Dimas Soldi - São Paulo

Uma das instituições mais confiáveis do brasileiro, o Corpo de Bombeiros, continua ativo mesmo na quarentena. Até chamados de pacientes em estado grave da Covid-19, que precisam ser levados às pressas a hospitais, eles atendem.

 

Quando isso acontece, o uniforme muda, o equipamento de proteção é indispensável, como explica André Elias dos Santos, tenente porta-voz do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

 

Um dos serviços essenciais que não podem parar, mesmo durante uma pandemia, é o transporte público. E para tudo continuar em funcionamento é preciso muita gente trabalhando. O metrô de São Paulo é o maior do país. E mesmo com o número reduzido de passageiros, o sistema não deixa ninguém a pé. 

 

Quem chega na plataforma sabe que vai embarcar. A Mary Helen Maruyama Costa é operadora há cinco anos. Sabe dos riscos de se contaminar ao sair de casa, mas como ela, diz é a profissão que ela escolheu.

 

Os ônibus em todo o país continuam levando passageiros graças ao trabalho de pessoas como o Sílvio Feitosa Rodrigues, motorista há 16 anos.

 

Os profissionais de saúde já são indispensáveis no dia a dia. Durante uma pandemia, eles se tornam heróis. Neste momento, a saúde física de todo mundo pode ser afetada, mas também a saúde mental. A médica psiquiatra Alexandrina Meleiro, mesmo fazendo parte do grupo de risco, faz questão de atender pessoalmente os pacientes que não se adaptam ao método online. 

 

Um dos lugares que chegam a ficar abertos 24 horas por dia são as farmácias. O primeiro atendimento de quem fica doente acontece muitas vezes por profissionais como a farmacêutica Eliete Bachrany, que segue na linha de frente.

 

Bombeiros, motoristas, profissionais da saúde e de tantas outras áreas a postos no combate à pandemia. O jeito de trabalhar mudou, o que não muda é dedicação desses profissionais.

Últimas notícias
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo