Obras de infraestrutura perdem espaço na construção civil nos últimos 10 anos

Construção civil

Publicado em 27/05/2020 - 17:24 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

As obras de infraestrutura deixaram de ser o carro chefe na indústria da construção civil entre 2009 e 2018, com a participação caindo de 46,5% para 31,3%. Já o segmento de construção de edifícios cresceu de 39,5% para 45,5% nessa comparação, ocupando o primeiro lugar no ranking. Os serviços especializados para construção avançaram de 14% para 23,2% no período.

 

Os dados são da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC 2018), divulgada nesta quarta-feira (27) pelo IBGE.

 

A pesquisa destaca que em 10 anos o setor público perdeu representatividade como cliente da indústria da construção. A contratação de serviços passou de 43,2% em 2009 para 30,7% em 2018, sendo que a queda mais acentuada foi no segmento de obras de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, construção pesada e telecomunicações. Depois veio a construção de edifícios, que engloba incorporações, empreendimentos imobiliários, edificações e a própria construção de prédios e, por fim, com recuo menor, os serviços especializados para a construção, que envolvem atividades de apoio, como acabamento e demolições.

 

A gerente da pesquisa, Synthia Santana, explica que as obras de infraestrutura estão relacionadas a grandes investimentos, e a queda observada nessa atividade, principalmente pelo setor público, tem implicações muito importantes na indústria da construção, como foi o caso da paralisação das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

A pesquisa também mostra que o número de pessoas ocupadas na indústria da construção caiu 1,7% em 2018 na comparação com o ano anterior, com perda de 31,5 mil postos de trabalho. Apesar da retração, foi a menor queda da mão de obra no setor desde 2014. O valor dos salários, retiradas e outras remunerações, em termos reais, também apresentou diminuição de 3,2% em relação a 2017.

 

Ao todo, 1,9 milhão de pessoas estavam empregadas na construção em dezembro de 2018. O setor contava com 124.522 empresas ativas, uma queda de 1,4% em relação a 2017. Já em valores nominais, a atividade totalizou R$ 278 bilhões, contando incorporações, obras e/ou serviços de construção. Desses, R$ 264 bilhões foram somente em obras e/ou serviços.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo