Pesquisa da CNI mostra que redução da demanda afetou mais de 1,2 mil empresas durante a pandemia

Pesquisa da CNI

Publicado em 14/05/2020 - 08:31 Por Dayana Vítor - Brasília

Quase todo nós deixamos de comprar uma série de itens agora na quarentena, seja porque evitamos sair de casa ou por não precisarmos mesmo. Mas, sabia que um levantamento mostra que esse comportamento atingiu em cheio a renda das indústrias?

 

Segundo pesquisa da CNI- Confederação Nacional da Indústria realizada com 1.740 empresas industriais, entre 1º e 14 de abril, 70% tiveram queda no faturamento, por causa da redução da demanda.

 

Agora que quase não saímos de casa, não compramos mais tantas roupas e nem calçados. As indústrias que fabricam esses produtos foram as que mais sentiram a queda nos pedidos.  Depois foram as de móveis, impressão, reprodução e têxteis. Tudo porque estamos cautelosos em relação as compras de itens que não são essenciais, segundo a pesquisa.

 

O gerente executivo de economia da CNI, Renato da Fonseca, destaca os únicos setores que não apresentaram redução da demanda. 

 

Como a lei da oferta e procura manda na economia, 76% das indústrias tiveram que reduzir ou parar a produção de itens, por causa da baixa procura. Devido a pandemia da Covid-19 e da queda da demanda, a maiora das empresas afastou empregados com sintomas da doença, estabeleceu o trabalho em casa ou concedeu férias.

 

Apesar de estarem produzindo menos, essas indústrias precisam continuar pagando as contas, mas 59% não conseguiram honrar seus compromissos de abril.

 

Para resolver esse problema. várias empresas tentaram capital de giro, mas 55% relataram que esse dinheiro ficou mais difícil.

 

O gerente executivo de economia da CNI, Renato da Fonseca, esclarece que essa dificuldade vem do fato dos bancos terem receio da falência das empresas.

 

Outro problema enfrentado por 77% das indústrias foi a dificuldade para conseguir insumos e matérias-primas por causa da queda na produção desses itens. Teve ainda as restrições impostas pelas prefeituras para conter o avanço do coronavírus.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, o fechamento da entrada das cidades e a suspensão das atividades comerciais ao longo das rodovias afetaram o transporte rodoviário e levaram à redução da movimentação de cargas. Os caminhoneiros chegaram a reclamar da falta de estrutura, como restaurantes e postos de descansos,  para que pudessem continuar trabalhando.

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo