Declaração do IR deve ser enviada no prazo mesmo que depois precise retificar, orienta contador

Receita Federal

Publicado em 23/06/2020 - 14:52 Por Anna Luísa Praser - Brasília

O prazo de entrega da declaração do imposto de renda está terminando. E mesmo a sete dias do fim, ainda tem contribuinte que não conseguiu um tempinho para elaborar o documento. É o caso do jornalista Júlio Silva. 

 

O limite para o envio da declaração é o dia 30 de junho. A data inicial, prevista para o final de abril, foi adiada por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus – e é uma nova oportunidade para os atrasados não se enrolarem com o Leão.

 

Mas, mesmo com um fôlego a mais, é importante não deixar para a última hora, porque podem surgir dúvidas. Caso isso ocorra, a primeira opção é acessar as perguntas mais frequentes, dentro do próprio aplicativo da Receita. Se isso não for suficiente para esclarecer, o contribuinte pode recorrer aos canais de atendimento no site da Receita. Mas se ainda assim a dúvida permanecer, pode ser necessária a ajuda de um profissional.

 

O contribuinte também precisa prestar atenção aos detalhes do que será declarado já que a mínima diferença em valores, mesmo que sejam por centavos, pode fazer com que a declaração caia na malha fina.

 

Também é importante se atentar ao tipo de tributação e escolher a mais viável: se por deduções legais – aplicadas a quem tem muitas despesas – ou se por desconto simplificado – calculado pela própria Receita Federal. O aplicativo informa a opção mais vantajosa, à medida que os dados da declaração são lançados. Essa escolha, no entanto, só é permitida para os documentos enviados dentro do prazo, como alerta o contador Jonathan Rodrigues. 

 

Além de não poder escolher a melhor opção, perder o prazo de envio da declaração de Imposto de Renda gera multa, de no mínimo R$165. Então, para evitar transtornos, o contator orienta que a declaração seja enviada no prazo, mesmo que seja necessário retificar depois. 

 

O último balanço divulgado pela Receita Federal, nessa terça-feira (23), revelou que o órgão já havia recebido mais de 22 milhões de declarações de Imposto de Renda. A expectativa é de que, até a data limite, sejam enviados 32 milhões de documentos.

Últimas notícias
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo