Desempenho da indústria começa a se distanciar dos piores momentos da crise do coronavírus

Coronavírus

Publicado em 19/06/2020 - 16:51 Por Beatriz Albuquerque - Brasília

Os índices que medem o desempenho da indústria, em maio, começaram a se distanciar dos piores momentos da crise provocada pelo coronavírus. Isso é o que aponta a Sondagem Industrial, da CNI, a Confederação Nacional da Indústria, divulgada nesta sexta-feira. Apesar disso, os dados ainda mostram que a atividade industrial continua em queda.

 

A pesquisa, realizada entre 1º e 10 de junho, com mil e 859 empresas, pequenas, médias e grandes, mostra que o pessimismo na indústria diminuiu em relação aos meses anteriores. A queda na produção e na oferta de emprego continua, mas com uma intensidade menor. O índice de evolução da produção subiu de 26 pontos, em abril; para 43,1 pontos, em maio. Esse índice varia de 0 a 100. Então quando está abaixo da média, que é 50, ainda indica queda. Só há crescimento quando esses números estão acima de 50.

 

Outro índice medido é a capacidade instalada da indústria que atingiu 55%. Um aumento de seis pontos percentuais entre os meses de abril e maio. Apesar disso, a taxa é a segunda menor para toda a série histórica, iniciada em 2011; e está 12 pontos percentuais abaixo do nível registrado no mesmo período de 2019. Os estoques também ficaram abaixo da média e apresentaram redução.

 

Pelas análises da CNI, os empresários continuam projetando queda de demanda, exportações, compras de matérias-primas e número de empregados nos próximos seis meses. Mas o pessimismo diminuiu. Em meio à crise, os setores de biocombustíveis, produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal e produtos farmacêuticos apresentaram aumento de produção em maio.

 

Já os setores de couros, calçados, vestuário e acessórios continuam com o pior desempenho, apresentando quedas mais acentuadas da produção e do número de empregados.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo