Pesquisa revela que 42% dos trabalhadores do setor cultural ficaram sem renda em março e abril

Setor cultural e criativo

Publicado em 30/06/2020 - 15:34 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Dados preliminares de uma pesquisa sobre os impactos da pandemia nos setores culturais e criativos mostram que mais de 42% dos trabalhadores e empreendimentos dessas áreas perderam todas as suas receitas nos meses de março e abril.

 

E, para cerca de 22%, a renda caiu pelo menos à metade. A situação é ainda mais dramática entre os meses de maio e julho, quando o percentual de entrevistados com perda total sobe para quase 45%.

 

O levantamento está sendo feito por diversos pesquisadores, com o apoio de secretarias de Cultura e de instituições como o Sesc ea Unesco, a partir de um questionário na internet. E as expectativas para os próximos meses também não são otimistas: de agosto a outubro, quase 30% dos entrevistados ainda esperam não ter qualquer receita.
 

Somente de novembro a janeiro, aqueles que acreditam que vão voltar ao seu nível habitual de receita passa a ser maioria, com 25,5%. Ainda assim, pouco acima dos cerca de 22% que acreditam que ainda amargarão perdas totais.

 

O pesquisador Rodrigo Amaral alerta para o cenário ainda pior verificado em alguns estados, como o Rio Grande do Sul, onde a perda de 100% da receita ao longo de cinco meses é relatada por cerca de 65% dos entrevistados.

 

De acordo com o vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Cultura Fabricio Noronha, os dados vão ajudar gestores e entender melhor esses impactos para auxiliar o setor.

 

A pesquisa também tenta avaliar os impactos da falta de receita ao longo da cadeia produtiva e identificou que cerca de 26% dos entrevistados pararam totalmente de comprar matérias-primas, enquanto 32% suspenderam 100% das contratações de pessoal. Mas os pesquisadores esclarecem que em ambos os casos, a proporção só não é maior porque a grande parte dos entrevistados é de trabalhadores do setor e não empreendimentos, logo não fazem compras ou admissões.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Infertilidade pode afetar cerca de oito milhões de pessoas no Brasil

As causas desta infertilidade são muitas e podem ser femininas, masculinas ou de ambos. A maior parte dessas questões é tratável e, por isso, procurar ajuda é muito importante.

Baixar arquivo
Saúde

Hemorio e Fundação Parques e Jardins lançam campanha "Sangue é Vida"

Hemorio e Fundação Parques e Jardins lançam uma iniciativa diferente, que estimula a doação de sangue e ainda ajuda a preservar o meio ambiente. Até 4 de outubro, o número total de bolsas de sangue coletadas será convertido em mudas de árvores, destinadas a novos plantios nas regiões menos arborizadas do Rio.

Baixar arquivo
Geral

Contêineres com lixo hospitalar são encontrados no porto de Santos

Dentro dos mais de 60 contêineres, que vieram dos Estados Unidos e da República Dominicana, estavam luvas, máscaras e fraldas geriátricas prensadas em papelão. A importação desse tipo de material é ilegal.

Baixar arquivo
Economia

Ministro da Cidadania faz balanço do auxílio emergencial na Câmara

Ele lembrou a agilidade com que o benefício foi liberado, seis dias depois da publicação da lei, ainda em março do ano passado para quem estava inscrito no CadÚnico. E explicou que o pagamento e a liberação dos valores foi feita com apoio de vários órgãos de tecnologia do governo e instituições bancárias.

Baixar arquivo
Saúde

Rio antecipa segunda dose da Pfizer em pessoas com mais de 50 anos

A medida, que começou a valer já nesta terça-feira (21), foi confirmada pelo prefeito Eduardo Paes por meio de um comunicado no Twitter.

Baixar arquivo
Esportes

Troféu Norte-Nordeste de Atletismo reunirá 273 atletas de 18 estados

Em sua 45ª edição, a competição contará com atletas de ponta, como Keila Costa, no salto em distância e triplo, e José Fernando Ferreira Santana, o Balotelli, no decatlo, salto com vara e lançamento do dardo.

Baixar arquivo