Portaria traz normas contra a Covid-19 para indústrias de laticínios e frigoríficos
Os frigoríficos e as indústrias de laticínios de todo o país deverão adotar medidas de prevenção contra a Covid-19. As normas foram publicadas pelo Ministério da Agricultura.
A portaria traz uma série de orientações para as indústrias e os frigoríficos em razão da pandemia.
Dentro das indústrias, o distanciamento entre os funcionários deverá ser de pelo menos 1 (um) metro, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.
Os funcionários deverão usar máscaras cirúrgicas, viseiras plásticas ou óculos de proteção fornecidos pela empresa, além de escalas de trabalho diferenciada, evitando aglomeração.
O documento pede ainda a instalação de divisórias impermeáveis entre funcionários.
Assinada pelo Ministério da Agricultura, o texto determina ainda o afastamento imediato, por 14 dias, dos funcionários que tiverem casos confirmados, suspeitos ou contato com pessoas infectadas pela Covid-19.
A portaria orienta ainda que as empresas do setor dêem prioridade ao trabalho remoto quando possível, evitem o ar condicionado e reforcem a desinfecção dos locais de trabalho.
No entanto, o Ministério da Agricultura dispensa a testagem laboratorial de todos os trabalhadores como condicionante para retomada das atividades.
A Anvisa também atualizou as normas para as medidas que devem ser adotadas pelas empresas de alimentos durante a pandemia de Covid-19, como uso de luvas e máscaras no interior das fábricas.