Após 2 meses de forte retração, economia brasileira reage e tem alta de 0,7% em maio

Após 2 meses de retração

Publicado em 15/07/2020 - 12:53 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Após dois meses seguidos com fortes retrações, a economia brasileira voltou a apresentar, em maio, variação positiva. A alta foi de 0,7%. É o que aponta o Monitor do PIB, divulgado nesta quarta-feira (15) pela Fundação Getulio Vargas.

 

Na comparação com maio do ano passado, a economia retraiu 13,3% e 9,4%, no trimestre terminado em maio.

 

O indicador mostra que os principais componentes do PIB, o Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, tiveram fortes recuos por causa do isolamento social, concentrados em março e abril, já que, em maio, as três grandes atividades econômicas - agropecuária, indústria e serviços - cresceram, assim como o consumo das famílias e a formação bruta de capital fixo, que são os investimentos.

 

O coordenador do Monitor do PIB, Cláudio Considera, avalia, no entanto, que ainda é cedo para afirmar que o resultado de maio indica uma retomada da economia, já que a perda acumulada em março e abril deste ano foi de 13,9%. Ele ressalta que a situação da economia é ainda muito frágil e, mesmo com o crescimento observado em maio, ela está 13,2% abaixo do que apresentava em fevereiro.

 

O economista lembrou que o pior momento da crise econômica provocado pela pandemia de Covid-19 ocorreu em abril, quando a atividade econômica recuou 9,3%, em comparação a março.

 

Agora, segundo ele, as atividades de outros serviços e construção, que foram muito impactadas pela atual crise, começam a dar sinais de melhora. As taxas estão menos negativas do que em abril.

 

As exportações e importações de bens e serviços continuaram negativas no mês de maio, na comparação com abril.

Últimas notícias
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo