Artistas e ambulantes: categorias mais atingidas pelo desemprego na pandemia se reinventam

Desemprego na pandemia

Publicado em 02/08/2020 - 07:32 Por Carol Barreto - Rio de Janeiro

A pandemia do novo coronavírus atingiu em cheio a economia brasileira nos seus mais diversos ramos. Muitos postos de trabalho foram fechados e empresas enfrentam dificuldades. A situação de certas categorias profissionais consegue ser mais delicada, como é o caso dos artistas, já que cinemas e casas de espetáculos foram os primeiros estabelecimentos a fechar em decorrência da pandemia e serão os últimos a reabrir.

 

Diretora do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated), Isabel Gomide afirma que a situação dos trabalhadores das artes é dramática. Segundo ela, a aprovação da Lei Aldir Blanc é uma boa notícia para o setor, mas há receio com relação a como o dinheiro chegará a quem precisa, já que diversos municípios não possuem fundos de cultura. Isabel pontua algumas conquistas importantes consagradas no texto da lei.

 

Ela teme, no entanto, que o incentivo à concorrência em editais, também presente no texto legal, seja excludente.

 

Outra categoria bastante prejudicada pela pandemia são os vendedores de mate na praia, uma vez que, mesmo após a liberação parcial destas à frequência a venda de produtos nas areias segue proibida no Rio de Janeiro. Vendedor ambulante de mate, Tubarão conta como esta realidade tem afetado o cotidiano da categoria.

 

Ele afirma que os vendedores de mate buscam agora formalizar uma cooperativa como forma de superar o momento difícil:

 

Rachel Honorato foi outra que precisou se reinventar por causa dos efeitos econômicos da pandemia:

 

A administradora Thaissa Novo, que já estava desempregada antes do início da pandemia, conta as dificuldades do momento:

 

Ela se mostra bastante descrente na possibilidade de arranjar um novo emprego neste momento.

 

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19 divulgada na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou em 81,8 milhões a população ocupada do país na semana de 28 de junho a 4 de julho, com estabilidade em relação à semana anterior e queda em relação à semana de 3 a 9 de maio, quando havia 83,9 milhões de pessoas ocupadas.

 

O nível de ocupação foi de 48,1%, estável frente a semana anterior e com queda em relação à semana de 3 a 9 de maio, em que havia ficado no patamar de 49,4%. Diante desse cenário, o Movimento Mater tem arrecadado doações para montagem de cestas básicas para artistas de rua e periferia.

 

A cooperativa em vias de legalização dos vendedores de mate pode ser acessada pelo Whatsapp através do número 21 974361700. Através deste telefone, é possível encomendar mate e sucos, que serão entregues em casa. Já encomendas de pão a Rachel Honorato podem ser feitas através das páginas de Facebook e Instagram Rachel Pão Caseiro.

Últimas notícias
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo