Avanço no preço dos alimentos influencia alta da inflação da indústria em maio

IBGE

Publicado em 01/07/2020 - 12:15 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Os preços da indústria subiram 1,22% em maio deste ano, na comparação com o mês anterior. Foi o décimo aumento consecutivo e o maior resultado desde maio de 2019, quando a alta foi de 1,39%. Os dados são do IPP, o Índice de Preços ao Produtor das Indústrias Extrativas e de Transformação, divulgados nesta quarta-feira (1) pelo IBGE.

 

O indicador mede a evolução dos preços de produtos na porta das fábricas, sem impostos e fretes e com o resultado, acumula alta de 3,37% no ano. Nos últimos 12 meses, a inflação da indústria foi de 4,60%. Das 24 atividades pesquisadas, 16 apresentaram taxas de variação positiva nos preços.

 

De acordo com o IBGE, a alta do IPP em maio foi puxada pelo avanço dos preços no setor de alimentos, que tem o maior peso na composição do indicador. O gerente da pesquisa, Alexandre Brandão, explica que os reajustes nos preços dos alimentos seguem influenciados pelo acúmulo da desvalorização do real frente ao dólar.

 

Destaca ainda que os produtos que mais influenciaram o aumento de preços no setor de alimentos foram carnes de bovinos frescas ou refrigeradas, açúcar e resíduos da extração de soja.

 

Além dos alimentos, as atividades com maiores taxas de variação foram indústrias extrativas, outros equipamentos de transporte e têxtil. No sentido contrário, o item refino de petróleo e produtos de álcool, registrou queda de preços pelo quarto mês consecutivo e foi o destaque entre as taxas negativas.

 

Últimas notícias
Educação

Inscrições abertas para o Exame Nacional de Residência 2024

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo do Instituto Federal Goiano analisa poluição em praias

Um estudo liderado pelo Instituto Federal Goiano vai fazer um amplo diagnóstico sobre a poluição por microplásticos nas praias brasileiras.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição reúne mais de 150 obras de Lygia Clark na Pinacoteca de SP

A mostra "Lygia Clark: Projeto para um planeta" reúne mais de 150 obras que atravessam as diferentes fases da carreira da artista mineira.

Baixar arquivo
Geral

Ministério Público pede suspensão de tirolesa no Pão de Açúcar

A instalação da tirolesa no complexo turístico do Pão de Açúcar e da Urca, cartão postal no Rio de Janeiro, enfrenta mais uma batalha judicial.

Baixar arquivo
Educação

Instituições públicas e privadas já podem fazer adesão ao Enare

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024. O Enare é o exame que oferece vagas de residência médica, multi e uniprofissional para formados ou aqueles cursando o último semestre. Para este ano, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pela prova.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo