Índice usado para reajustar aluguel sobe em julho

FGV

Publicado em 30/07/2020 - 18:17 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O Índice Geral de Preços (IGP-M) subiu 2,23% em julho, bem acima da taxa de junho, de  1,56%. Com este resultado, divulgado nesta quinta-feira (30) pela Fundação Getulio Vargas, o índice que serve como referência para o reajuste dos contratos de aluguel acumula alta de 6,71% no ano e de 9,27% em 12 meses.

 

Neste mês, os três componentes do IGP-M apresentaram aceleração. O Índice de Preços no Atacado (IPA), que tem o maior peso, registrou forte alta nos preços de importantes commodities, como minério de ferro, soja e bovinos. Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) foi diretamente influenciado pela alta no preço da gasolina. A taxa do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) avançou devido aos acordos coletivos firmados no Rio de Janeiro e em São Paulo que resultaram em alta na mão de obra.

 

De acordo com o economista e coordenador de Índices de Preços da Fundação, André Braz, vale destacar que o aumento de mais de 100% nos preços dos combustíveis para a produção também influenciou bastante na alta do Índice de Preços no Atacado. Já os alimentos in natura tiveram queda nos preços e pressionaram o indicador para baixo.

 

Ainda segundo Braz, no Índice de Preços ao Consumidor, além da gasolina, os preços das passagens aéreas e os medicamentos tiveram forte alta. No sentido contrário, caíram os preços de hortaliças e legumes, roupas e alimentos para animais domésticos.

Últimas notícias
Educação

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Saúde

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo
Economia

Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular, diz pesquisa do Instituto Locomotiva.

Baixar arquivo