Ipea apresenta propostas para retomar crescimento econômico pós-pandemia

Pós-pandemia

Publicado em 22/07/2020 - 19:51 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O compromisso com o equilíbrio fiscal é a chave para o sucesso na retomada do desenvolvimento econômico do país diante do atual cenário mundial segundo o  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

 

Nesta  quarta-feira (22), o instituto divulgou o documento Brasil Pós Covid-19, com 33 propostas de curto a longo prazo, para acelerar o desenvolvimento sustentável no país após a pandemia.

 

As  propostas estão divididas em quatro áreas: atividade produtiva e reconstrução das cadeias de produção, inserção internacional, investimento em infraestrutura e proteção econômica e social de populações vulneráveis.

 

O estudo  recomenda que, além das reformas fiscais, o país deve adotar um amplo conjunto de reformas microeconômicas pró-investimentos e uma reforma tributária que ajudaria a melhorar a eficiência da economia.

 

O diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas, José Ronaldo de Castro Souza Júnior, reforça que essa vai ser a base que vai permitir uma recuperação sustentável.

 

André Tortato Rauen, diretor de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura do Ipea  detalha outra proposta do documento que fomenta a sobrevivência das micro e pequenas empresas.

 

Outras recomendações tratam da utilização das compras públicas para fomentar as atividades de médias e pequenas empresas e a criação de uma estratégia integrada para promover o emprego e a educação dos jovens vulneráveis,  além da  implementação de programas de subsídio temporário à contratação de trabalhadores.

 

O documento aponta também para a necessidade de reformas do sistema de recuperação de empresas brasileiras pós-pandemia e  apoio financeiro aos esforços internacionais de desenvolvimento de vacinas para o novo coronavírus.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo