Julho tem queda no número de afastamentos devido à Covid-19: 8,3 milhões de pessoas

8,3 milhões de pessoas

Publicado em 24/07/2020 - 13:32 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O número de pessoas afastadas do trabalho em função da pandemia do coronavírus caiu entre a primeira semana de maio e o início do mês de julho.  Na semana entre 28 de junho e 4 julho, a proporção de ocupados que estava longe das atividades, devido às medidas de isolamento social, foi de 10,1%, contra quase 20% na semana inicial da pesquisa.


No início de julho, 8,3 milhões de pessoas ainda estavam afastadas, sendo dois milhões a menos do que na semana de 22 a 26 de junho. Os dados são da Pesquisa Pnad Covid, divulgada nesta sexta-feira (25) pelo IBGE.


O levantamento mostra também que entre maio e julho mais pessoas perderam postos de trabalho, já que a população ocupada no país passou de 83,9 milhões para 81,8 milhões, com mais 2,1 milhões desempregados.


A população desocupada foi estimada em 11,5 milhões  na semana pesquisada.  O número mostra um recuo em relação à semana anterior, mas crescimento frente ao período de 3 a 9 de maio, que registrou 9,8 milhões de desocupados.


Já a população ocupada e não afastada do trabalho aumentou de 69,2 milhões para 71 milhões de brasileiros. Dentro desse grupo, 8,9 milhões, ou 12,5%,  trabalhavam remotamente na semana de referência.


A coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira, explica que os dados mostram o impacto já menor da pandemia com menos afastamentos, mas também um quadro de demissões e saída de pessoas da força de trabalho.


Os dados mostram que a pandemia é o principal motivo alegado pelos brasileiros para não procurarem trabalho. Cerca de 19,4 milhões de pessoas fora da força de trabalho disseram que gostariam de trabalhar, mas não procuraram uma colocação na semana por causa do coronavírus ou porque não encontraram ocupação no local em que moravam. Esse contingente foi maior do que na semana anterior, quando somaram 17,8 milhões de pessoas.


A pesquisa avalia também o relato de sintomas da Covid-19 e na semana de referência, 14,3 milhões de pessoas declararam apresentar pelo menos um dos 12 sintomas relacionados à sindrome gripal investigados pela pesquisa. O número representa 6,8% da população do país, mas foi menor do que o registrado na semana anterior, de 7,3% da população. Na primeira semana de maio, 12,7% da população relataram os sintomas.

 

Entre 28 de junho e 4 de julho, mais de 3 milhões de brasileiros que tiveram algum sintoma de síndrome gripal procuraram atendimento em serviços de saúde. A maioria, mais de 80%, continuou sendo feita em alguma unidade do Sistema Único de Saúde.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo