Mutirão do Bem Viver distribui produtos da agricultura familiar a comunidades carentes em 16 estados

Agricultura familiar

Publicado em 18/07/2020 - 13:05 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Comprar de quem teve dificuldades de escoar a produção com a pandemia do novo coronavírus e repassar produtos saudáveis a quem precisa de alimentos. Essa é a proposta do Mutirão do Bem Viver em Resposta à Pandemia, uma rede de solidariedade que une voluntários, produtores agroecológicos e famílias em dificuldades.

 

O projeto já doou quase 4 mil cestas de alimentos em 78 comunidades e territórios de 16 estados.

 

Além de alimentos agroecológicos, produzidos sem agrotóxicos e de forma integrada com a floresta, o mutirão distribui também alimentos não perecíveis e de higiene pessoal.

 

Entre as comunidades beneficiadas estão assentamentos rurais, favelas, ocupações urbanas, territórios quilombolas e indígenas, além da população em situação de rua.

 

Esses territórios são atendidos de acordo com a capacidade de organização da rede, que precisa unir o produtor rural com uma pessoa de referência na comunidade e os voluntários da logística em cada local.

 

O agricultor familiar Fábio Ramos Nunes, de Nova União, na região metropolitana de Belo Horizonte, participa do projeto. Nunes conta que, no começo da pandemia, a comercialização de seus produtos ficou paralisada. Foi quando viu o chamado para o Mutirão do Bem Viver nas redes sociais e aproveitou a oportunidade.

 

Segundo a potencializadora do Mutirão no Distrito Federal, Nádia Nádila, a ideia partiu de comunidades agroecológicas organizadas desde o início do ano passado em oito estados, que unem o pequeno produtor rural ao consumidor nas cidades, sem intermediários.

 

A proposta é seguir com o projeto pós-pandemia. Nádia explica que, mais do que uma assistência emergencial nesse momento de dificuldade, o mutirão pretende fortalecer a relação das pessoas com o território em que vivem.

 

O projeto continua recebendo doações pela internet, no site vakinha.com.br

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo