Pandemia motivou o fechamento de 40% das empresas que encerraram atividades em junho

Junho

Publicado em 16/07/2020 - 15:41 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A pandemia do coronavírus foi o principal motivo para o fechamento de 4 em cada 10 empresas que encerraram as atividades na primeira quinzena de junho. No total, 1,3 milhão de empresas fecharam as portas de forma temporária ou definitiva em todo o país.


O impacto do coronavírus foi sentido em todos os setores da economia. O setor produtivo considera também que faltaram medidas de apoio para a manutenção das atividades nas diferentes esferas de governo, e mais de 30% das empresas implantaram mudanças nos processos de produção no período. Os dados são da pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas empresas, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE.


O coordenador de Pesquisas Conjunturais em Empresas do IBGE, Flavio Mangheli, explica que representantes de cerca de 2 mil empresas foram ouvidos pela pesquisa, de forma proporcional aos segmentos e tamanhos e também em relação às regiões. Ele detalha que as empresas menores sofreram um impacto maior, mas as dificuldades foram sentidas de uma forma geral.


Por segmento, a pesquisa mostra que o setor de serviços foi o que mais sentiu os efeitos da pandemia, situação registrada por 74,4% desse setor, seguido pela indústria, construção e, por último, o comércio.


A situação foi percebida de forma mais grave entre aquelas empresas com até 49 funcionários, que relataram redução de 70,9% da comercialização. O pesquisador do IBGE Flavio Mangheli destaca que os dados mostram que, além das medidas de higiene, as empresas precisaram adequar processos.


A pesquisa mostra ainda que 60% das empresas em funcionamento mantiveram o número de funcionários na primeira quinzena de junho em relação ao início da pandemia. 38,4% das empresas adotaram trabalho domiciliar para os funcionários e 35,6% anteciparam férias dos funcionários.


Cerca de 70% das empresas declararam ainda que não sentiram apoio das esferas governamentais no período para adoção de medidas de adequação que permitissem a continuidade dos negócios.


Apenas cerca de 13% acessaram linha de crédito emergencial para pagamento da folha de salários, sendo que 67,7% indicaram que o crédito foi conseguido por meio de alguma política pública.


Quase metade das empresas afirmou ter adiado o pagamento de impostos desde o início da pandemia, e mais da metade o fizeram com apoio de políticas públicas.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo