Pesquisa mostra recuperação de operadoras de turismo do país em maio

Retomada do setor

Publicado em 01/07/2020 - 21:02 Por Gésio Passos - Brasília

O aumento das viagens nacionais marca uma tímida recuperação das operadoras de turismo no país.

 

Mesmo durante a pandemia do coronavírus no país, em maio, 60% dos agentes de viagem conseguiram retomar as vendas, frente a 46% em abril. Dessas vendas, 80% foram para destinos nacionais. A maior parte das vendas se concentrou em viagens para 2021.

 

Esse é um dos resultados da pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), em parceria com o Laboratório de Estudos em Sustentabilidade e Turismo da Universidade de Brasília, com a colaboração das empresas filiadas a associação.

 

Para a vice-presidente da associação, Marina Fiqueiredo, o momento de retomada passa pela comercialização de viagens nacionais.

 

Mesmo com a retomada no mês de maio, a queda do faturamento das empresas do setor foi de 75 a 90%, representando cerca de R$ 900 milhões. A maior parte das agências projeta uma redução de mais de 50% do faturamento em 2020.

 

73% das operadoras de turismo estão otimistas para uma retomada nas vendas de viagens nacionais entre agosto e dezembro. 

 

Marina Fiqueiredo afirma que as medidas de segurança adotadas pelas empresas e pelas autoridades possibilitaram a volta das vendas de viagens.

 

Das empresas pesquisadas, apenas 2% conseguiram acesso a empréstimos bancários. 42% das operadoras não pretendem buscar esses recursos, 16% pretendem pegar  empréstimos e outros 29% aguardam respostas dos bancos.

 

Segundo a Braztoa, o turismo representa 8% do PIB do país e emprega 7 milhões de pessoas direta e indiretamente.

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo