Pesquisa sobre trabalho doméstico na pandemia revela desigualdade social entre brasileiras

Trabalho em casa na pandemia

Publicado em 30/07/2020 - 16:02 Por Dayana Vitor - Brasília

Desde o início da pandemia, a professora universitária Raquel Zanatta, mãe de dois filhos, sente que trabalha mais do que antes, apesar da ajuda do marido. Ela conta a experiência deles durante a quarentena.

 

Outra mulher que está se virando em mil é Patrícia Cristina. Ela é mãe de uma menininha de dois anos, mas agora não tem mais a escolinha, a faxineira e nem a ajuda da mãe para as tarefas do dia a dia.

 

E não foram apenas Raquel e Patrícia que perceberam o aumento de trabalho durante a quarentena. Pesquisa da Organização de Mídia, Gênero e Número, em parceria com a Sempreviva Organização Feminista, divulgada nesta quinta-feira (30), revelou que metade das brasileiras passou a cuidar de alguém, após o novo coronavírus. No campo, mais de 60% passaram a ter essa função.

 

Assim como Raquel, 41% das mulheres empregadas afirmaram trabalhar mais do que antes. As mulheres brancas foram as que mais tiveram o salário integral mantido neste período de pandemia. Para 40% das entrevistadas, a pandemia e o isolamento social colocaram a sustentação da casa em risco. A maioria que afirmou ter dificuldades em pagar contas básicas e aluguel é negra.

 

A socióloga Tica Moreno, uma das responsáveis pelo estudo, aponta que o levantamento mostrou que as desigualdades entre as mulheres de classes e raças diferentes permanecem agora na pandemia.

 

A pesquisa foi realizada com mais de 2,6 mil mulheres de todo o Brasil, entre os meses de abril e maio. Elas responderam um questionário on-line com cinquenta e duas perguntas sobre trabalho, renda, sustenção financeira, trabalho doméstico e cuidado não remunerado no interior de seus lares.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Enem: terminam hoje (24) inscrições para pessoas privadas de liberdade

Os interessados devem ser inscritos pelo responsável pedagógico até as 23h59. Também podem participar desta modalidade os adolescentes sob medidas socioeducativas que inclua a privação de liberdade.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz vai entregar nova remessa de vacinas contra covid nesta sexta

O carregamento, somado aos lotes liberados nesta semana, alcança um total de 4,6 milhões de doses.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados de quinta-feira (23) no futebol

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA derrotou o Botafogo por 2 a 0. Na Copa Sul-Americana, o Athletico Paranaense foi até o Uruguai e venceu o Peñarol  por 2 a 1 na primeira partida das semifinais.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores descobrem vírus parecido com o da covid-19 em morcegos

Ele foi descoberto justamente durante uma pesquisa para tentar desvendar a origem do Sars-Cov-2, que se transformou na pior pandemia dos últimos tempos.

Baixar arquivo
Geral

SIMU: sistema une dados públicos sobre mobilidade urbana

O portal do Ministério do Desenvolvimento Regional, lançado nesta quinta-feira dentro da Semana Nacional de Mobilidade, une dados públicos de diversas fontes como o IBGE, Agência Nacional do Petróleo e Gás e Datasus.

Baixar arquivo
Política

Comissão da Câmara aprova substitutivo à PEC da Reforma Administrativa

Foram 28 votos favoráveis e 18 contrários. O texto retoma vários pontos da proposta encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional, em setembro do ano passado.

Baixar arquivo