Apesar da queda na arrecadação, economia dá sinais de reação em julho

Para o governo, a economia brasileira deve ter queda de 4,7% este ano

Publicado em sexta-feira, 21 Agosto, 2020 - 09:52 Por Victor Ribeiro - Brasília

A arrecadação do governo federal teve o pior resultado para o mês de julho desde 2009, quando o mundo passava pela crise desencadeada por especulações no setor imobiliário. No mês passado, as receitas da União somaram R$ 115,99 bilhões, com redução de 17,68% na comparação com julho do ano passado, já descontada a inflação.

O chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Malaquias, destacou que, neste ano, o mês de maio teve a pior arrecadação. A segunda pior foi em junho e o mês passado teve o terceiro pior resultado. De acordo com Malaquias, isso indica a recuperação da economia brasileira.

A equipe econômica está tão otimista com a retomada da economia, que atualizou a previsão para o PIB, Produto Interno Bruto, que reúne as riquezas produzidas pelo país durante o ano. De acordo com a Secretaria de Política Econômica, do Ministério da Economia, a economia brasileira deve ter queda de 4,7% este ano e redução de 3,2% no ano que vem.

Já os agentes do mercado não são tão otimistas. De acordo com o Boletim Focus, divulgado esta semana pelo Banco Central, o PIB brasileiro deve ser 5,52% negativo este ano; e ter retração de 3,5% em 2021.

Voltando aos dados da arrecadação, no acumulado de janeiro a julho, o país arrecadou quase R$ 782 bilhões, também com o valor mais baixo para esse período desde 2009. O governo aponta dois motivos para esse resultado. O primeiro deles é a crise econômica relacionada à pandemia do coronavírus, que reduziu consideravelmente a atividade econômica. E o segundo motivo para a arrecadação tão baixa é que o governo reduziu ou adiou a cobrança de diversos tributos.

 

Edição: Sâmia Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Internacional

Atentado em Nice: Macron diz que França se solidariza com católicos

O presidente francês, Emmanuel Macron, está em Nice, no sudoeste da França, para acompanhar os desdobramentos ocorridos na manhã desta quinta-feira. Ele fez um pronunciamento dizendo que a França inteira se solidariza no dia de hoje com os católicos.

 

Baixar arquivo
Geral

Presidente Jair Bolsonaro visita obras em rodovia no Maranhão

O presidente Jair Bolsonaro viajou nesta quinta-feira (29), para São Luís no Maranhão e participou de uma visita às obras de restauração da BR-135. A rodovia é muito utilizada para o escoamento da produção agrícola da região em direção ao porto de Itaqui.

Baixar arquivo
Economia

Terra indígena Sateré-Mawé é reconhecida como região de guaraná nativo

O reconhecimento foi feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Civil do Rio faz reconstituição da morte do menino João Pedro

Ele foi morto em maio, durante operação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. O pai esteve na ação de reprodução simulada e cobrou justiça pela morte prematura do filho, que tinha apenas 14 anos.

Baixar arquivo
Geral

Hospital federal que pegou fogo no Rio suspende atendimentos

Estão suspensos por tempo indeterminado todos os atendimentos no Hospital Federal de Bonsucesso, um dos mais importantes da rede pública do Rio, que foi atingido por um incêndio terça-feira (27). Segundo profissionais do hospital, as equipes tentam entrar em contato com pacien

Baixar arquivo