Com alta dos combustíveis, prévia da inflação em agosto fica em 0,23%

Os dados do IPCA 15 foram divulgados nesta terça-feira(25) pelo IBGE

Publicado em 25/08/2020 - 13:29 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Prévia da inflação para o mês de agosto ficou em 0,23%. Os combustíveis, com alta de 2,31%, em agosto, tiveram maior peso no resultado. Os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA 15, foram divulgados nesta terça-feira(25) pelo IBGE. Em julho, o índice ficou em 0,30% . O indicador acumula alta de 0,90% no ano e de 2,28% em 12 meses.

Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo IBGE, sete tiveram alta em agosto.

O grupo transportes teve expansão de 0,75%, com desaceleração em relação a julho, quando o aumento chegou a 1,11%. A gasolina ficou 2,63% mais cara, o óleo diesel subiu 3,58% e o preço do gás veicular aumentou 0,47%. Já o etanol teve queda de 0,28%.

Outro grupo com aceleração em relação a julho foi o dos artigos de residência, que subiu pelo quarto mês seguido, com alta de 0,88%, apesar dos itens de mobiliário terem ficado 0,14% mais baratos. O grupo comunicação subiu 0,86%, enquanto a alta de alimentação e bebidas ficou em 0,34%, com destaque para o encarecimento de 0,61% nos alimentos para consumo no domicílio. Subiram as carnes, o leite longa vida, as frutas, o arroz e o pão francês. Tiveram baixa no mês pesquisado os preços do tomate, da cebola, do alho e da batata-inglesa.

A energia elétrica subiu 1,61% e pressionou o grupo habitação, que teve aumento de 0,57%. As contas de luz ficaram mais caras em Belém, São Paulo, Fortaleza, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre; e mais baratas em Curitiba e Brasília.

Deflação

Os grupos que tiveram deflação foram vestuário e educação. Na educação, a queda de 3,27% contribuiu para conter a inflação, com os descontos nas mensalidades concedidas em razão da suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia da covid-19. Os cursos regulares tiveram recuo de 4,01%, com mais ênfase na pré-escola, onde os preços diminuíram 7,30%, mas a pesquisa detectou queda nas mensalidades de todos os seguimentos de ensino.

Todas as regiões pesquisadas pelo IBGE tiveram aumento no IPCA-15 em agosto. A maior variação ocorreu na região metropolitana de Belo Horizonte, com aumento de 0,37%. A menor variação foi verificada em Brasília, onde o índice ficou em 0,08%.

Ouça também: 

Inflação medida pelo IPCA fecha julho com variação de 0,36%, a maior taxa para o mês em 4 anos

Gasolina, carnes e produtos farmacêuticos puxam alta da inflação em junho

Avanço no preço dos alimentos influencia alta da inflação da indústria em maio

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo