Desemprego no 2º trimestre aumenta em 11 estados brasileiros

A taxa ficou em 13,3%, acima dos 12,2% dos primeiros três meses do ano

Publicado em 28/08/2020 - 11:41 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A taxa de desemprego no segundo trimestre deste ano cresceu em 11 estados brasileiros, e se manteve estável em 14. Apenas o Amapá e o Pará registraram queda, na comparação com o primeiro trimestre de 2020. Em todo o país, o desemprego no segundo trimestre ficou em 13,3%, acima dos 12,2% dos primeiros três meses do ano.  No segundo trimestre de 2019, o desemprego atingiu 12% da população ativa.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo IBGE e refletem o impacto da pandemia de Covid-19 na atividade econômica do pais. Abril, maio e junho foram os meses que mais sofreram com o fechamento do comércio e a paralisação de serviços e atividades industriais. Tudo por causa das medidas de distanciamento social, para conter o avanço do novo coronavírus.

As maiores taxas do desemprego foram na Bahia, Sergipe, Alagoas, Amazonas, Rio de Janeiro, Roraima e Maranhão. A pesquisa do IBGE aponta que 5,6 milhões de pessoas estavam desalentadas no segundo trimestre, um aumento de 19,1% em relação ao trimestre anterior. Os desalentados fazem parte da população ativa, mas que não conseguem emprego.

As desigualdades permanecem entre sexos, cor e raça e por idade. No segundo trimestre de 2020, a taxa de desocupação foi maior para os pretos, mulheres e para os grupos etários de 18 a 24 anos. Já a taxa de informalidade caiu em relação ao trimestre anterior.

Segundo o IBGE, a queda na informalidade não se deve a um maior nível de formalização do trabalho e sim à queda da ocupação entre os trabalhadores informais.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo