Expectativa de inflação para o consumidor continua em queda

Apesar da pressão de alguns preços, consumidores seguem otimistas

Publicado em 21/08/2020 - 11:30 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Os consumidores brasileiros acreditam que a inflação para os próximos 12 meses vai ficar em 4,3%. A expectativa de agosto foi divulgada nesta sexta-feira(21) pela Fundação Getúlio Vargas. É a menor desde março de 2005, quando teve início a série histórica da pesquisa. Neste ano, o indicador vem em trajetória de queda; e em relação a agosto do ano passado, a redução foi de 0,8 ponto percentual.

A economista da FGV, Renata de Mello Franco, diz que apesar da pressão de alguns preços neste mês, como gasolina e energia elétrica, os consumidores continuam otimistas em relação às perspectivas de inflação para os próximos doze meses. Ela explica que o cenário de atividade econômica deprimida aliado às baixas expectativas do mercado continuam exercendo forte influência nas expectativas dos consumidores, levando a novos mínimos históricos.

Neste mês de agosto, 57,5% dos consumidores projetaram valores abaixo da meta de inflação para 2020, de 4,0%. A parcela foi a maior nos últimos seis meses. Enquanto 28,3% de consumidores projetaram acima do limite superior da meta de inflação para 2020, de 5,5%, a menor proporção nos últimos seis meses.

A pesquisa mostra que em agosto, as expectativas para a inflação nos 12 meses seguintes diminuíram em todas as faixas de renda, principalmente nas de menor poder aquisitivo.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo