Índice da FGV aponta que confiança do consumidor aumentou em agosto

O nível é o mesmo de março, quando começou a pandemia

Publicado em segunda-feira, 24 Agosto, 2020 - 12:17 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O Índice de Confiança do Consumidor, medido pela Fundação Getúlio Vargas, subiu 1,4 ponto em agosto, para 80,2 pontos; e ficou no mesmo nível de março deste ano, quando a economia começou a ser impactada pela pandemia do novo coronavírus.

Os dados divulgados nesta segunda-feira(24) mostram que em agosto, a satisfação dos consumidores em relação à situação atual manteve-se relativamente estável, com os quesitos que medem a satisfação presente dos brasileiros com a economia e com a situação financeira familiar registrando valores próximos aos respectivos mínimos históricos.

Já as expectativas avançaram pelo terceiro mês consecutivo, porém com forte desaceleração neste mês. De acordo com a Fundação, houve um aumento no otimismo dos consumidores sobre as perspectivas futuras, mas inferior aos meses anteriores. O índice que mede as expectativas dos consumidores com relação à economia ficou relativamente estável; enquanto o indicador que mede o otimismo com relação às finanças familiares registrou a quarta alta consecutiva.

Na avaliação da economista Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das Sondagens da FGV, a leve alta do indicador representa uma desaceleração no ritmo da recuperação iniciada em maio e reflete um quadro de grande incerteza. O resultado de agosto, segundo ela, mostra que as pessoas com renda baixa registram queda da confiança e parecem agora projetar maiores dificuldades nos próximos meses. Já os consumidores de maior poder aquisitivo, estão menos satisfeitos com o momento e preferindo poupar a consumir.

 

Ouça também:

Confiança do consumidor cresce 7,7 pontos em julho, diz FGV

Análise da FGV revela início da recuperação da economia em junho

 

Edição: Sâmia Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Internacional

Atentado em Nice: Macron diz que França se solidariza com católicos

O presidente francês, Emmanuel Macron, está em Nice, no sudoeste da França, para acompanhar os desdobramentos ocorridos na manhã desta quinta-feira. Ele fez um pronunciamento dizendo que a França inteira se solidariza no dia de hoje com os católicos.

 

Baixar arquivo
Geral

Presidente Jair Bolsonaro visita obras em rodovia no Maranhão

O presidente Jair Bolsonaro viajou nesta quinta-feira (29), para São Luís no Maranhão e participou de uma visita às obras de restauração da BR-135. A rodovia é muito utilizada para o escoamento da produção agrícola da região em direção ao porto de Itaqui.

Baixar arquivo
Economia

Terra indígena Sateré-Mawé é reconhecida como região de guaraná nativo

O reconhecimento foi feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Civil do Rio faz reconstituição da morte do menino João Pedro

Ele foi morto em maio, durante operação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. O pai esteve na ação de reprodução simulada e cobrou justiça pela morte prematura do filho, que tinha apenas 14 anos.

Baixar arquivo
Geral

Hospital federal que pegou fogo no Rio suspende atendimentos

Estão suspensos por tempo indeterminado todos os atendimentos no Hospital Federal de Bonsucesso, um dos mais importantes da rede pública do Rio, que foi atingido por um incêndio terça-feira (27). Segundo profissionais do hospital, as equipes tentam entrar em contato com pacien

Baixar arquivo