Número de sindicalizados tem queda em 2019, segundo IBGE

Sindicatos perderam quase 1 milhão de filiados

Publicado em 26/08/2020 - 17:37 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O número de brasileiros sindicalizados caiu no ano passado em relação a 2018. A redução superou 950 mil pessoas. Do total de 94 milhões de trabalhadores em 2019, 11,2% eram associados a sindicatos de categorias profissionais. No ano anterior, o índice era 12,5%. 

Os dados fazem parte da Pnad Contínua: Características Adicionais do Mercado de Trabalho, referente a 2019, que foi divulgada nesta quarta-feira (26) pelo IBGE.

Mais de 10,5 milhões de trabalhadores estavam associados a algum tipo de sindicato no ano passado. O número representa o menor patamar registrado desde 2012, início da série histórica da pesquisa.

Segundo a analista do IBGE, Adriana Beringuy, o crescimento da população ocupada entre 2017 e 2019 não reverteu a tendência de queda no total de sindicalizados do país. Pelo contrário, o recuo se aprofundou. 

O detalhamento da pesquisa mostra que a Região Sul teve a maior retração no contingente de sindicalizados, cedendo o primeiro lugar desse ranking para o Nordeste, como conta Adriana Beringuy.

Também no recorte regional do levantamento, o estado de São Paulo permaneceu como o de maior número absoluto de trabalhadores sindicalizados. Por outro lado, Santa Catarina apresentou as quedas mais intensas. No entanto, ainda segundo a analista do IBGE, de modo geral, todas as unidades da federação registraram perdas no percentual analisado.

A pesquisa mostra que a taxa de sindicalização entre os homens é ligeiramente maior que entre as mulheres. O padrão é observado desde 2012, mas essa diferença tem diminuído. A exceção é a Região Nordeste, onde predomina a filiação de mulheres nos sindicatos. 

Entre as atividades investigadas, a agricultura, pecuária, produção florestal e pesca foram as que tiveram a maior taxa de filiação a entidades representativas de classe. Todas relacionadas ao trabalho rural.

O levantamento revela, ainda, que a sindicalização vem caindo em todos os níveis de instrução. 

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo