Número de sindicalizados tem queda em 2019, segundo IBGE

Sindicatos perderam quase 1 milhão de filiados

Publicado em 26/08/2020 - 17:37 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O número de brasileiros sindicalizados caiu no ano passado em relação a 2018. A redução superou 950 mil pessoas. Do total de 94 milhões de trabalhadores em 2019, 11,2% eram associados a sindicatos de categorias profissionais. No ano anterior, o índice era 12,5%. 

Os dados fazem parte da Pnad Contínua: Características Adicionais do Mercado de Trabalho, referente a 2019, que foi divulgada nesta quarta-feira (26) pelo IBGE.

Mais de 10,5 milhões de trabalhadores estavam associados a algum tipo de sindicato no ano passado. O número representa o menor patamar registrado desde 2012, início da série histórica da pesquisa.

Segundo a analista do IBGE, Adriana Beringuy, o crescimento da população ocupada entre 2017 e 2019 não reverteu a tendência de queda no total de sindicalizados do país. Pelo contrário, o recuo se aprofundou. 

O detalhamento da pesquisa mostra que a Região Sul teve a maior retração no contingente de sindicalizados, cedendo o primeiro lugar desse ranking para o Nordeste, como conta Adriana Beringuy.

Também no recorte regional do levantamento, o estado de São Paulo permaneceu como o de maior número absoluto de trabalhadores sindicalizados. Por outro lado, Santa Catarina apresentou as quedas mais intensas. No entanto, ainda segundo a analista do IBGE, de modo geral, todas as unidades da federação registraram perdas no percentual analisado.

A pesquisa mostra que a taxa de sindicalização entre os homens é ligeiramente maior que entre as mulheres. O padrão é observado desde 2012, mas essa diferença tem diminuído. A exceção é a Região Nordeste, onde predomina a filiação de mulheres nos sindicatos. 

Entre as atividades investigadas, a agricultura, pecuária, produção florestal e pesca foram as que tiveram a maior taxa de filiação a entidades representativas de classe. Todas relacionadas ao trabalho rural.

O levantamento revela, ainda, que a sindicalização vem caindo em todos os níveis de instrução. 

 

Edição: Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Covid-19: São Luís é 1ª capital a vacinar pessoas com 29 anos ou mais

São Luís é a primeira capital do país a vacinar pessoas a partir de 29 anos sem comorbidades contra a covid-19.

Até domingo (13), será feito um mutirão para acelerar o ritmo da vacinação, conforme anunciou em redes sociais o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Baixar arquivo
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo