Número de sindicalizados tem queda em 2019, segundo IBGE

Sindicatos perderam quase 1 milhão de filiados

Publicado em 26/08/2020 - 17:37 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O número de brasileiros sindicalizados caiu no ano passado em relação a 2018. A redução superou 950 mil pessoas. Do total de 94 milhões de trabalhadores em 2019, 11,2% eram associados a sindicatos de categorias profissionais. No ano anterior, o índice era 12,5%. 

Os dados fazem parte da Pnad Contínua: Características Adicionais do Mercado de Trabalho, referente a 2019, que foi divulgada nesta quarta-feira (26) pelo IBGE.

Mais de 10,5 milhões de trabalhadores estavam associados a algum tipo de sindicato no ano passado. O número representa o menor patamar registrado desde 2012, início da série histórica da pesquisa.

Segundo a analista do IBGE, Adriana Beringuy, o crescimento da população ocupada entre 2017 e 2019 não reverteu a tendência de queda no total de sindicalizados do país. Pelo contrário, o recuo se aprofundou. 

O detalhamento da pesquisa mostra que a Região Sul teve a maior retração no contingente de sindicalizados, cedendo o primeiro lugar desse ranking para o Nordeste, como conta Adriana Beringuy.

Também no recorte regional do levantamento, o estado de São Paulo permaneceu como o de maior número absoluto de trabalhadores sindicalizados. Por outro lado, Santa Catarina apresentou as quedas mais intensas. No entanto, ainda segundo a analista do IBGE, de modo geral, todas as unidades da federação registraram perdas no percentual analisado.

A pesquisa mostra que a taxa de sindicalização entre os homens é ligeiramente maior que entre as mulheres. O padrão é observado desde 2012, mas essa diferença tem diminuído. A exceção é a Região Nordeste, onde predomina a filiação de mulheres nos sindicatos. 

Entre as atividades investigadas, a agricultura, pecuária, produção florestal e pesca foram as que tiveram a maior taxa de filiação a entidades representativas de classe. Todas relacionadas ao trabalho rural.

O levantamento revela, ainda, que a sindicalização vem caindo em todos os níveis de instrução. 

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Economia

Índice de Confiança da Indústria cai 1,7 ponto em janeiro

Essa é a sexta queda consecutiva do indicador, que varia de 0 a 200 e precisa estar acima de 100 para indicar otimismo do setor.

Baixar arquivo
Educação

Capes abre inscrições para prêmio de talento universitário

Podem concorrer os estudantes de graduação de todo o Brasil matriculados no ensino superior público ou privado em 2021 e que tenham feito o ENEM de 2019 ou 2020.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo mostra que 1,2 milhão de pessoas morreram por superbactérias

Um estudo publicado na revista The Lancet mostra que, no mundo, mais de 1,2 milhão de pessoas morreram diretamente por causa de superbactérias em 2019.

Baixar arquivo
Geral

Girafas apreendidas por maus tratos ficarão sob cuidados do Ibama

As 15 girafas apreendidas pela Polícia Federal, por maus tratos, no PortoBello Resort & Safari, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, estão sob os cuidados do Ibama, mas vão continuar no resort.

Baixar arquivo
Saúde

Senacon notifica empresas sobre os preços de testes de covid-19

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou farmácias, drogarias e laboratórios em todo país para se explicarem sobre a disparada do valor do teste.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação infantil: especialistas comentam sobre direito à saúde

A pandemia do novo coronavírus expôs a dificuldade de muita gente reconhecer as diferenças entre direitos individuais e coletivos. Isso se evidenciou no caso das vacinas.

Baixar arquivo