Receita abre consulta ao 4º lote de restituição do IR 2020

Crédito estará na conta na próxima segunda (31/8)

Publicado em 24/08/2020 - 08:31 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

A Receita Federal abre nesta segunda-feira (24), às 9 horas, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2020. O crédito bancário para cerca de 4,4 milhões contribuintes será realizado na próxima segunda-feira, dia 31 de agosto, totalizando o valor de R$ 5,7 bilhões.

Desse total, mais de R$ 240 milhões são para contribuintes com prioridade legal: idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e também para os contribuintes que tem como maior fonte de renda o magistério.

Foram contemplados ainda cerca de 4 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de junho de 2020.

Para saber se teve a declaração liberada, você deve acessar a página da Receita Federal na internet. Na consulta, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados e fazer uma declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não resgatar o valor nesse prazo, deve fazer um requerimento pela internet, por meio de um Formulário Eletrônico.

Se o valor não for creditado, o contribuinte pode ir pessoalmente a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para as Centrais de Atendimento para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, no próprio nome, em qualquer banco.

 

* Com informações da Agência Brasil

 

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Usuários dos bancos reclamam de demora, aglomeração e desorganização

São muitas as queixas de quem precisa ir ao banco no meio da pandemia. Demora no atendimento, aglomeração e desorganização. A Febraban- Federação Brasileira de Bancos - recomenda que as pessoas façam serviços bancários pelos canais digitais.

Baixar arquivo
Geral

Dia do Motociclista: Brasil é 7º maior produtor de motos do mundo

O país tem quase 34 milhões de brasileiros habilitados, produz quase 1 milhão de unidades por ano e tem uma frota de 9 milhões de motocicletas. 

Baixar arquivo
Esportes

Vasco enfrenta o São Paulo nesta quarta pela Copa do Brasil

Lisca mal chegou a São Januário e já vai ter a primeira pedreira pela frente. Depois de três dias com o grupo, o comandante cruzmaltino encara o São Paulo, nesta quarta-feira (28), no Morumbi, às 21h30min, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Quadrilha de garimpo ilegal de ouro na Amazônia é presa pela PF

Esquema envolve contrabando de mais de uma tonelada de ouro ilegal do Norte do Brasil para a Europa desde 2017.

Baixar arquivo
Geral

Fóssil de dinossauro é encontrado em Marília, no estado de São Paulo

O osso foi localizado durante obras em uma rodovia e tudo indica que seja de um Titanossauro, dinossauro que viveu na região há cerca de 70 milhões de anos.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Anhanguera efetua 22 prisões em quatro dias de atuação

Realizada em conjunto pelas secretarias de Segurança Pública de Goiás e do Distrito Federal, ação realizou ainda 87 autos de infração e 44 autos de infração de trânsito.

Baixar arquivo