Banco Central vai liberar transações financeiras pelo whatsapp

O serviço vai permitir pagamentos e transferências para os contatos

Publicado em 04/09/2020 - 15:33 Por Bianca Paiva - Brasília

Depois de suspender em junho as transações bancárias por meio do aplicativo whatsapp, o Banco Central vai liberar o serviço. A informação foi dada esta semana pelo presidente do banco, Roberto Campos Neto, em um evento virtual internacional. A ferramenta havia sido lançada pelo Facebook no país sem autorização da autoridade monetária. O Banco Central argumentou que seria necessário avaliar os riscos da nova tecnologia, que está sendo liberada aos poucos no Brasil.

Campos Neto explicou que o serviço atingiria mais de 100 milhões de pessoas, o que geraria um alto poder de influência no mercado. Também destacou que havia uma preocupação com a competitividade e a proteção de dados pessoais. Além disso, afirmou que a ferramenta não poderia ser liberada de forma acelerada e que pediu ao Facebook que seguisse o percurso natural para autorização de acordos como esse. Ainda não há data para liberação da ferramenta.

De acordo com informações da Agência Brasil, o serviço do whatsapp vai permitir que pessoas físicas façam pagamentos e transferências de dinheiro usando cartão de débito para os contatos que possui no aplicativo e para fazer compras com isenção de taxas. Cada transação ficaria limitada a R$ 1 mil, com limite de 20 transações por dia; e R$ 5 mil por mês.

Banco do Brasil, Sicredi e Nubank já são parceiros do serviço para a transferência entre pessoas físicas.

Já as pequenas empresas usariam uma versão do aplicativo com contas comerciais para receberem pagamentos de clientes com taxa fixa de 3,99%. Nesse caso, as transações poderiam ser feitas tanto com cartão de débito como de crédito.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo