Brasil institui acordos de livre comércio com Paraguai e México

Setor automotivo terá isenção de taxas e regras flexíveis

Publicado em 24/09/2020 - 13:23 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O governo federal publicou nesta quinta-feira (24) dois acordos de livre comércio, um com o Paraguai e o outro com o México, ambos relativos ao setor automotivo.

O acordo com o Paraguai isenta o setor da cobrança de tarifas e taxas consulares. Segundo a Secretaria-geral da Presidência da República, o acordo possibilita uma maior integração produtiva entre Brasil e Paraguai para investimentos, comércio e produção.

O acordo de livre comércio no setor automotivo com o país vizinho terá vigência por tempo indeterminado ou até a adequação do setor ao regime geral do Mercosul.

O Brasil concederá livre comércio imediato para produtos automotivos paraguaios. Já o Paraguai, por sua vez, concederá tarifas de até 2% para os produtos automotivos brasileiros e dará ainda preferência crescente aos produtos até a liberalização total do setor, prevista para o final de 2022.

O acordo de livre comércio para o setor de automóveis com o Paraguai será gerido por um Comitê Bilateral, com representantes dos dois países. O novo protocolo, porém, não se aplica a produtos fabricados em zonas francas.

Já o segundo decreto, também publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, prevê um programa de liberalização comercial progressiva entre o Brasil e o México, ao longo de três anos, para caminhões e ônibus.

O protocolo estabelece um prazo de 30 meses para que os veículos lançados entre abril de 2018 e dezembro de 2019 possam ser exportados pelo Brasil ou pelo México com regras mais flexíveis.

A medida quer reduzir os prejuízos das montadoras após o fechamento das fábricas durante a pandemia da Covid-19, segundo informou a Secretaria-geral da Presidência da República.

 

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo