IBGE prevê safra de grãos recorde em agosto

Levantamento da produção estima 251,7 milhões de toneladas

Publicado em 10/09/2020 - 12:08 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A safra nacional de grãos deve chegar a 251,7 milhões toneladas em agosto, ficando 4,2% acima da safra de agosto do ano passado. Um recorde na série histórica do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola feito pelo IBGE desde 1975.

Os dados divulgados nesta quinta-feira (10) mostram que a estimativa de agosto deste ano é 0,5% mais alta do que a do mês anterior.

Segundo o IBGE, a expectativa é de que a soja e o café atinjam no ano seus patamares mais altos de produção na série histórica da pesquisa.

A produção de soja deve totalizar 121 milhões de toneladas, um aumento de 6,6% em relação à safra do ano anterior.

O analista de Agropecuária do IBGE, Carlos Barradas, explicou que a produção de soja poderia ter sido ainda maior se não fosse a falta de chuvas no Rio Grande do Sul entre os meses de dezembro e maio. Segundo ele, o crescimento da produção foi impulsionado pelo Mato Grosso do Sul, o maior estado produtor de grãos do país.

Sobre a estimativa de safra recorde do café para este ano, Barradas atribui às chuvas nas principais áreas produtoras de Minas Gerais.

Para ele, o dólar valorizado e a boa qualidade da produção neste ano podem possibilitar o aumento das exportações do produto e a recuperação de mercados importantes.

Somente a produção de soja e do milho representam 88% de toda a produção nacional de grãos. Mas, segundo o IBGE, o milho não deve bater recorde na série histórica do Levantamento, como aconteceu no ano passado, por causa das geadas no Paraná, que prejudicaram o desenvolvimento da cultura.

 

Ouça mais:

Safra de grãos deve atingir recorde de 250,5 milhões de toneladas este ano, estima IBGE

Safra de grãos deve fechar 2020 com alta de 2,3%, segundo IBGE

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo