MPT e ONU criam oportunidade de emprego para jovens negros

Entidades promovem encontro online com oficinas de recursos humanos

Publicado em 30/09/2020 - 11:47 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Trabalho e o Pacto Global da Organização das Nações Unidas estão promovendo um evento online para gerar oportunidades de trabalho para universitários negros e negras. São três dias de debates a partir desta quarta-feira (30).

O encontro Afro Presença é gratuito e oferece aos participantes oficinas de recursos humanos e painéis com universidades, empresas, agências de publicidades e escritórios de advocacia. Os estudantes também terão acesso a vagas de trabalho e poderão compartilhar os seus currículos, que serão enviados às empresas.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho em São Paulo Valdirene Assis, que faz parte do Grupo de Enfrentamento ao Racismo do Conselho Nacional do Ministério Público, disse que o Afro Presença foi idealizado a partir da constatação de que a participação de jovens negros em cursos de excelência não reflete a participação deles no mercado de trabalho e que, por isso, os processos seletivos no campo profissional precisam ser revistos.

Para a estudante Juliana Andrade, cofundadora do Agbara, um coletivo de mulheres negras para a promoção de ações de impacto social, eventos como este ajudam a emancipação da população negra no país.

Segundo dados da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, o Brasil é o 8º país mais desigual do mundo e essa mobilização do setor empresarial vai fazer com que negros assumam posições de liderança, ocupadas principalmente por brancos.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Política

Senado aumenta a punição para o crime de injúria racial em eventos

O senado aprovou na noite desta quarta-feira aumento da punição para quem comete o crime de injúria racial em eventos esportivos, religiosos e humorísticos.

Baixar arquivo
Economia

BID destaca importância do setor privado em projetos de saneamento

A diretora executiva do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, para o Brasil e Suriname, Marta Seiller, destacou a importância dos investimentos e parcerias do setor privado nos projetos de saneamento no país.

Baixar arquivo
Justiça

STF retoma julgamento que analisa se Lei Seca viola a Constituição

O plenário do Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira o julgamento que analisa se trechos da Lei Seca violam a Constituição Federal.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Exploração Sexual: Operação Parador 27 resgata crianças e adolescentes

Coordenada pelo Ministério da Justiça e segurança pública, a iniciativa, além de reprimir crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes pelo país, pretende conscientizar a população a denunciar esses delitos.

Baixar arquivo
Economia

Ford faz compromisso de venda de fábrica em Taubaté (SP)

Em comunicado, a montadora disse que assinou nessa quarta-feira o termo de compromisso de compra e venda com a São José Desenvolvimento Imobiliário.

Baixar arquivo
Política

TCU aprova a privatização da Eletrobras

O governo optou por realizar a privatização na forma de uma capitalização, sendo ofertadas novas ações da Eletrobras na bolsa de valores.

Baixar arquivo